A LEITURA LITERÁRIA É UMA DAS BASES PARA UM LETRAMENTO BEM-SUCEDIDO NA ESCOLA, POIS ELA ABORDA DIVERSOS ASSUNTOS QUE PERPASSAM A VIVÊNCIA HUMANA, NO ÂMBITO SOCIAL E INDIVIDUAL, FAVORECENDO A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE MUNDO DOS ALUNOS E, PRINCIPALMENTE, INCENTIVANDO OS EDUCANDOS A REALIZAREM LEITURAS CRÍTICAS DE QUALQUER GÊNERO TEXTUAL. COM O INTUITO DE CONTRIBUIR COM O LETRAMENTO REVOLUCIONÁRIO, SUGERIMOS UMA PROPOSTA DE ANÁLISE COMPARADA DO CONTO CLÁSSICO CHAPEUZINHO VERMELHO, DE PERRAULT (1697), DOS IRMÃOS GRIMM (1812) E DO POEMA NARRATIVO CHAPEUZINHO AMARELO, DE CHICO BUARQUE (1979). REALIZAMOS A LEITURA DESSES TEXTOS COM O OBJETIVO DE LEVAR O ALUNO A IDENTIFICAR A INTENCIONALIDADE, A SITUACIONALIDADE, A INFORMATIVIDADE E A INTERTEXTUALIDADE DESSAS OBRAS. FUNDAMENTAMOS NOSSA PROPOSTA NOS MÉTODOS DE COSSON (2016), DE CEREJA (2009) E NAS REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE ENSINO, LEITURA E LETRAMENTO FEITAS POR ANTUNES (2003), OLIVEIRA (2010), E SOARES (2018). A PERCEPÇÃO DE QUE O TEXTO LITERÁRIO, PARA CRIANÇAS OU ADULTOS, É PLANEJADO, CONSTRUÍDO E PERMEADO POR INTENÇÕES DO AUTOR, POR ASPECTOS DE UMA ÉPOCA E DE UMA SITUAÇÃO SOCIAL FOI UM DOS PRINCIPAIS APRENDIZADOS QUE OS ESTUDANTES TIVERAM.