O ENSINO DE CIÊNCIAS DEVE SER REALIZADO DE FORMA MOTIVADORA E QUE ESTIMULE O ALUNO, ONDE A ESCOLA DEVE SER UM ESPAÇO DE INOVAÇÃO E APLICAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS, DENTRE ELES OS JOGOS DIDÁTICOS VIRTUAIS. UMA VEZ QUE A TECNOLOGIA TOMA A DIANTEIRA NO DESENVOLVIMENTO EM ESCALA GLOBAL, ASSIM OS JOGOS APARECEM COMO UMA BOA FERRAMENTA DE TRABALHO PARA O PROFESSOR A FIM DE MELHORAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. NESSE SENTIDO, O PROJETO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR SE OS JOGOS VIRTUAIS CONTRIBUEM PARA A APRENDIZAGEM E ATENÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BEM COMO OBSERVAR AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A APLICAÇÃO DA ATIVIDADE EM ESPECÍFICO NA ESCOLA PÚBLICA. A PESQUISA APRESENTA UM CARÁTER DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO, COM ELEMENTOS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA. A MESMA FOI REALIZADA NO ANO DE 2018 NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELIZEU VIANA, COM OS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, POIS A MESMA FAZ PARTE DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID/BIOLOGIA/UERN. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DAS FICHAS DE OBSERVAÇÃO, BEM COMO DAS INFORMAÇÕES GERADAS PELO JOGO KAHOOT. CONSTATOU-SE QUE O USO DESSE TIPO DE METODOLOGIA CONTRIBUI MUITO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, UMA VEZ QUE O ENSINO SE TORNA MAIS DINÂMICO E INTERATIVO. DESSA FORMA, FAZ-SE NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO MAIS FREQUENTE EM SALA DE AULA DE ESTRATÉGIAS EM QUE COLOQUEM OS ALUNOS PARA PARTICIPAREM DE MANEIRA MAIS SIGNIFICATIVA NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS.