ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CUJO OBJETIVO ERA ANLISAR O USO DO TEXTO ESCRITO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA NUMA TURMA DO SEGUNDO ANO, NUMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, NA CIDADE DE PARINTINS(AM), COM 35 ALUNOS, ENTRE 7 E 8 ANOS DE IDADE. DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2018 E DE MARÇO A JULHO DE 2019, FOI REALIZADA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE QUE POSSIBILITOU O REGISTRO DIÁRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PROFESSORA DA TURMA DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. A ANÁLISE DOS DADOS, À LUZ DO APORTE TEÓRICO, DESVELOU QUE - APESAR DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM/BNCC E DE VÁRIOS TEÓRICOS ESTABELECEREM QUE O TEXTO DEVE SER O MEDIADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E DE QUE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DEVEM PRIORIZAR O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA -, NA SALA DE AULA OBSERVADA, ESSA NÃO FOI A PRÁTICA. A PROFESSORA UTILIZOU O TEXTO APENAS PARA ENSINAR O CÓDICO PELO CÓDIGO, PRIORIZANDO SOMENTE O ASPECTO METALINGUÍSTICO DO ENSINO DA LÍNGUA, NEGLIGENCIANDO A ABORDAGEM ENUNCIATIVA E DISCURSIVA DO USO DO TEXTO EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS NÃO POSSIBILITARAM ÀS CRIANÇAS A AQUISIÇÃO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA NO QUE CONCERNE AO DOMÍNIO DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS POR MEIO DAS QUAIS PUDESSEM CONSTRUIR UMA PRÁTICA DE LEITURA E DE ESCRITA DIALÓGICA QUE LHES PERMITISSE TORNAREM-SE LEITORES(AS) E PRODUTORES(AS) COMPETENTES.