A LEITURA, COMO UM PROCESSO INTERATIVO - ENTRE LEITOR, TEXTO E AUTOR - (KLEIMAN, 2004; KOCH, 2013; MARCUSCHI, 2008; SOLÉ, 2007), REQUER UMA ABORDAGEM SISTEMÁTICA E RESPONSÁVEL EM MEIO AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DESTA HABILIDADE/COMPETÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PORÉM, O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA(SAEB) TEM REVELADO UMA INEFICIÊNCIA DA ESCOLA EM CONSOLIDAR APRENDIZAGENS SATISFATÓRIAS NO QUESITO LEITURA. OS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS, EM SUA MAIORIA PREDOMINANTES DE CLASSES SOCIAIS DESFAVORECIDAS-NÍVEL SOCIOECONÔMICO-, APRESENTAM GRANDES DIFICULDADES AO DEFRONTAREM-SE COM ATIVIDADES ENVOLVENDO A ANÁLISE, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ESCRITOS (GÊNEROS SECUNDÁRIOS)-VALORIZADOS SOCIALMENTE-, MAS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES OU CIRCULANTES NAS SUAS REDES DE CONVIVÊNCIA SOCIAL, QUE SÃO PREDOMINANTEMENTE DOMINADAS POR INTERAÇÃO DE BASE ORAL(GÊNEROS PRIMÁRIOS)(CF. BAKHTIN, 1997). O PROJETO LEITURA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA OBJETIVA, A PARTIR DE UMA INVESTIGAÇÃO AÇÃO(2018.1), DIAGNOSTICAR, AVALIAR E CATALISAR A PROFICIÊNCIA LEITORA DOS ALUNOS ASSISTIDOS POR MEIO DE PROTOCOLOS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO RAIMUNDO NONATO, PIAUÍ. OS PROTOCOLOS DE LEITURA SÃO ADEQUADOS COMO INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS NO ENSINO DE LINGUAGENS E DE SUAS HABILIDADES/COMPETÊNCIAS, AO EXPLORAR A POSTURA ANALÍTICA DO ALUNO, FRENTE ÀS ATIVIDADES DE INTERAÇÃO COM GÊNEROS TEXTUAIS.