Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E CULTURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA, CULTURA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ESTUDO VISA ANALISAR OPINIÕES DOS PROFESSORES ACERCA DO ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ESPECTRO DA RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS SUJEITOS DO CAMPO. SE POR UM LADO EXISTE UMA PREOCUPAÇÃO CRESCENTE COM RELAÇÃO AO DÉFICIT DE LEITURA, SOME-SE A ISSO O FATO DA ESCASSEZ DE TEMÁTICAS QUE REPRESENTEM A IDENTIDADE CULTURAL DE UMA COMUNIDADE, CAPAZ DE APROXIMAR O TEXTO DO PÚBLICO LEITOR EM FORMAÇÃO. NO CENÁRIO INVESTIGADO O “DESINTERESSE” DOS ALUNOS PELA LEITURA TEM NOS DESPERTADO PARA A URGÊNCIA DE RESSIGNIFICAR ESSAS PRÁTICAS NA ESCOLA. DESSA FORMA, PERCEBEMOS QUE AS AULAS DE LEITURA NECESSITAM DE INOVAÇÃO, ADEQUANDO TEMÁTICAS QUE SE APROXIMEM DA REALIDADE DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE ENTENDEMOS A NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DO SENTIMENTO DE PERTENÇA A UM CONTEXTO SOCIOCULTURAL VIVO. A PESQUISA EM QUESTÃO FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO JUNTO A PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OBSERVAMOS, PORTANTO, O QUANTO A PRÁTICA DA LEITURA PODE SE TORNAR FAVORÁVEL AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ANALISANDO TAMBÉM SE AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS CULTURAIS DOS ALUNOS CONTRIBUEM NA VIABILIZAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. OS RESULTADOS ALCANÇADOS APONTAM QUE A LEITURA, NO CONTEXTO INVESTIGADO, SE DESENVOLVE MECANICAMENTE, SEM APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE NA QUAL OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS, SENDO INCAPAZ DE CONSTRUIR UM CONHECIMENTO GRADATIVO, O QUAL TENHA INÍCIO NO PRÓPRIO MEIO CULTURAL PARA QUE ASSIM POSSA SER EXPANDIDO. EMBORA TOMADA COMO IMPORTANTE, AS AULAS DE LEITURA, NÃO RECEBEM TRATAMENTO ADEQUADO PARA SE EFETIVAR COMO UM RECURSO ALIADO À APRENDIZAGEM.

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