JUVENTUDES E ESCOLARIZAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA NA VIDA DOS JOVENS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60913 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1908 "inscrito_id" => 3326 "titulo" => "JUVENTUDES E ESCOLARIZAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA NA VIDA DOS JOVENS" "resumo" => "ESTE ARTIGO BUSCA REFLETIR SOBRE A CATEGORIA SOCIAL JUVENTUDES ENQUANTO SUJEITOS QUE ATUALMENTE OCUPAM OS ESPAÇOS DAS ESCOLAS BRASILEIRAS NO ENSINO MÉDIO, BUSCANDO COMPREENDER SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E O PROCESSO EDUCACIONAL PELO QUAL PASSAM ESSES JOVENS, VISANDO APREENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE MEIO DE SOCIALIZAÇÃO PARA ESSE HETEROGÊNEO SEGMENTO DE NOSSA SOCIEDADE, DIVERSOS NO CONTEXTO ECONÔMICO, POLÍTICO, SOCIAL E DE PERSPECTIVAS DE VIDA PARTICULARES. TEMOS COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS, COMPREENDER COMO SE DÃO AS RELAÇÕES COTIDIANAS COM AS “DIFERENÇAS” NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ESTABELECIDAS NO DIA A DIA ESCOLAR, HAJA VISTO A ADESÃO A GRUPOS QUE SE FORMAM NA ESCOLA. COM A INTENÇÃO DE DISCUTIRMOS SOBRE AS CONCEPÇÕES DE JUVENTUDES, FAREMOS USO DAS REFLEXÕES TEÓRICAS DE ESTUDIOSOS QUE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS TÊM TRAZIDO RELEVANTES CONTRIBUIÇÕES EM RELAÇÃO A TEMÁTICA COMO DAYRELL (2006), DAYRELL E CARRANO (2014), E FREITAS (2005). PARA COMPREENDERMOS SOBRE AS PRÁTICAS, VIVÊNCIAS ESCOLARES E O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS ESTUDANTES, UTILIZAREMOS BOURDIEU E PASSERON (2013), DUBET (2003), E LIMA FILHO (2014), CARACTERIZANDO ASSIM, UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. DE ACORDO COM TAL PESQUISA PODEMOS PERCEBER QUE A ESCOLA SE APRESENTA TAMBÉM ENQUANTO MECANISMO DE EXCLUSÃO, JÁ QUE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS SÃO CRIADOS, REFORÇADOS E REPRODUZIDOS NESSAS RELAÇÕES. SALIENTAMOS QUE TAL PESQUISA NÃO APRESENTA ANÁLISE CONCLUSIVA SOBRE O ASSUNTO, CONSIDERA-SE IMPORTANTE UMA PESQUISA EMPÍRICA QUE AVERIGUE AS PERCEPÇÕES DE CADA JOVEM EM RELAÇÃO A TAL REALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "JUVENTUDE(S), PRECONCEITOS, ESCOLARIZAÇÃO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID3326_15082019101701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALCILENE VITÓRIA BATISTA AIRES" "autor_nome_curto" => "ALCILENE VITÓRIA" "autor_email" => "alcilenevitoria@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60913 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1908 "inscrito_id" => 3326 "titulo" => "JUVENTUDES E ESCOLARIZAÇÃO: O PAPEL DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA NA VIDA DOS JOVENS" "resumo" => "ESTE ARTIGO BUSCA REFLETIR SOBRE A CATEGORIA SOCIAL JUVENTUDES ENQUANTO SUJEITOS QUE ATUALMENTE OCUPAM OS ESPAÇOS DAS ESCOLAS BRASILEIRAS NO ENSINO MÉDIO, BUSCANDO COMPREENDER SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E O PROCESSO EDUCACIONAL PELO QUAL PASSAM ESSES JOVENS, VISANDO APREENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE MEIO DE SOCIALIZAÇÃO PARA ESSE HETEROGÊNEO SEGMENTO DE NOSSA SOCIEDADE, DIVERSOS NO CONTEXTO ECONÔMICO, POLÍTICO, SOCIAL E DE PERSPECTIVAS DE VIDA PARTICULARES. TEMOS COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS, COMPREENDER COMO SE DÃO AS RELAÇÕES COTIDIANAS COM AS “DIFERENÇAS” NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ESTABELECIDAS NO DIA A DIA ESCOLAR, HAJA VISTO A ADESÃO A GRUPOS QUE SE FORMAM NA ESCOLA. COM A INTENÇÃO DE DISCUTIRMOS SOBRE AS CONCEPÇÕES DE JUVENTUDES, FAREMOS USO DAS REFLEXÕES TEÓRICAS DE ESTUDIOSOS QUE NAS ÚLTIMAS DÉCADAS TÊM TRAZIDO RELEVANTES CONTRIBUIÇÕES EM RELAÇÃO A TEMÁTICA COMO DAYRELL (2006), DAYRELL E CARRANO (2014), E FREITAS (2005). PARA COMPREENDERMOS SOBRE AS PRÁTICAS, VIVÊNCIAS ESCOLARES E O PAPEL DA ESCOLA NA VIDA DOS JOVENS ESTUDANTES, UTILIZAREMOS BOURDIEU E PASSERON (2013), DUBET (2003), E LIMA FILHO (2014), CARACTERIZANDO ASSIM, UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. DE ACORDO COM TAL PESQUISA PODEMOS PERCEBER QUE A ESCOLA SE APRESENTA TAMBÉM ENQUANTO MECANISMO DE EXCLUSÃO, JÁ QUE PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS SÃO CRIADOS, REFORÇADOS E REPRODUZIDOS NESSAS RELAÇÕES. SALIENTAMOS QUE TAL PESQUISA NÃO APRESENTA ANÁLISE CONCLUSIVA SOBRE O ASSUNTO, CONSIDERA-SE IMPORTANTE UMA PESQUISA EMPÍRICA QUE AVERIGUE AS PERCEPÇÕES DE CADA JOVEM EM RELAÇÃO A TAL REALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "JUVENTUDE(S), PRECONCEITOS, ESCOLARIZAÇÃO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID3326_15082019101701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALCILENE VITÓRIA BATISTA AIRES" "autor_nome_curto" => "ALCILENE VITÓRIA" "autor_email" => "alcilenevitoria@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }