UMA VEZ QUE APRENDER O ALFABETO É O PRIMEIRO GRANDE PASSO NA VIDA ESCOLAR DE UM INDIVÍDUO. BUSCOU-SE NESSE ARTIGO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NA ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DE ENSINO APRENDIZAGEM JÁ QUE SÃO MUITOS OS BENEFÍCIOS TRAZIDOS PELO O USO DA LUDICIDADE EM SALA DE AULA, TAIS COMO: AUTOCONFIANÇA, DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, AFETIVIDADE E A SOCIALIZAÇÃO. O DESENVOLVIMENTO DESSE TEMA TORNA-SE RELEVANTE DEVIDO A METODOLOGIA TRABALHADA NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO TRADICIONAL, DEIXAR DE LADO OS JOGOS E BRINCADEIRAS, E CONSEQÜENTEMENTE, O FATO DE QUE CADA CRIANÇA TEM SEU TEMPO E NECESSITA DE ESTÍMULOS PARA APRENDER. OS JOGOS DEVEM SER USADOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO, JÁ QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DA CRIANÇA, SENDO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS MESMAS. TENDO COMO UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA DESENVOLVER A SOCIALIZAÇÃO, NADA MELHOR QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS, POIS ELES SÃO UMA IMENSA FONTE DE COMUNICAÇÃO, E UMA FORMA DAS CRIANÇAS INTERAGIREM ENTRE SI, E COM A PROFESSORA, PORQUE INCENTIVA OS TRABALHOS EM GRUPO, A TROCA DE IDEIAS, E A COOPERAÇÃO QUE ACONTECE DURANTE ESSAS ATIVIDADES. O BRINCAR NÃO DEVE SER VISTO COMO UM MERO PASSA TEMPO, MAS SIM, UM ESTIMULANTE DA IMAGINAÇÃO, E CABE AOS PROFESSORES JUNTAMENTE COM OS PAIS, DESPERTAREM CONHECIMENTO ATRAVÉS DELES. FOI UTILIZADA A PESQUISA DE CAMPO E BIBLIOGRÁFICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MESMA, E O AUXILIO COMO APORTE TEÓRICO, MACHADO(1986), BUGEST(2007),KISHIMOTO (2006),DENTRE OUTROS.