O PRESENTE TRABALHO UTILIZA O MÉTODO RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA DESCREVER AÇÕES DE REDUÇÃO DOS DESCARTÁVEIS PLÁSTICOS DE USO ÚNICO NA ROTINA ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRECHE ESCOLA REINADO INFANTIL. A SITUAÇÃO DA POLUIÇÃO PLÁSTICA É ALARMANTE, INÚMEROS SÃO OS EFEITOS DELETÉRIOS PARA O MEIO AMBIENTE EM ESPECIAL PARA OS OCEANOS, DIANTE DESSE CENÁRIO A ONU MEIO AMBIENTE LANÇOU O “DESAFIO DE VOLTA ÀS AULAS MARES LIMPOS”. OS ITENS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS MAIS USADOS NO AMBIENTE ESCOLAR ERAM COPOS DESCARTÁVEIS, SACOLAS PLÁSTICAS E FRALDAS DESCARTÁVEIS. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2019 REDUZINDO UMA MÉDIA DE 11 MIL COPOS DESCARTÁVEIS E 4 MIL SACOLAS. O PRESENTE ESTUDO MOSTROU A NECESSIDADE DE HAVER PROJETOS NA ESCOLA QUE NÃO SOMENTE SENSIBILIZEM A COMUNIDADE ESCOLAR PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS, MAS QUE TAMBÉM REALIZE MUDANÇAS NO COTIDIANO DOS MESMOS DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE NATURAL E SOCIAL NO QUAL A ESCOLA ESTÁ INSERIDA.