“As dificuldades enfrentadas por estudantes de ensino mÉdio na aprendizagem de fÍsica” sÃo discutidas no presente artigo cientÍfico, que tem como objetivo entender quais sÃo essas dificuldades. Neste contexto, o artigo aborda o olhar projetado sobre a fÍsica ao longo do tempo, com enfoque nas metodologias comumente utilizadas nas escolas para o ensino dessa ciÊncia, nos entraves encontrados pelo professor e pelos alunos nas aulas de fÍsica, delineando aspectos como: aprendizagem e uso corriqueiro das aulas expositivas; de estrutura inadequada de escolas; formaÇÃo deficiente de professores e ausÊncia de formaÇÃo continuada. Diante disso, o artigo discute medidas que possibilitem ao aluno e ao professor ganhos efetivos no ensino-aprendizagem de fÍsica, como uso de aulas experimentais, de recursos audiovisuais, de inter-relaÇÃo das temÁticas de fÍsica com o cotidiano, etc. Ao final, É apresentada uma pesquisa de campo com alunos e professores do ensino mÉdio da Escola Erem Manoel Guilherme da Silva, sobre as dificuldades de aprendizagem no ensino de fÍsica, na qual se observa que, apesar do esforÇo coletivo de professores para garantir um novo olhar sobre tal ciÊncia, ainda hÁ uma forte cultura na qual se acredita que a fÍsica É difÍcil e nÃo tem relevÂncia prÁtica. Sendo necessÁrios, portanto, continuidade de estudos como este, buscas frequentes por metodologias que correlacionem a fÍsica e o cotidiano e uniÃo da escola, com os professores, pais e alunos, tendo em vista a mudanÇa do paradigma que considera a fÍsica o maior entrave do ensino mÉdio.