ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA APLICAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO, EM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO. TAL ATIVIDADE FOI FEITA COMO FORMA DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL PROF. ITAN PEREIRA, EM CAMPINA GRANDE-PB, POR MEIO DO PIBID. ASSIM, CONSTRUÍMOS O JOGO DA VELHA ENVOLVENDO POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO PARA APLICAR AS PROPRIEDADES DE POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO BUSCANDO TORNAR A MATEMÁTICA MAIS LÚDICA E PRAZEROSA. A APLICAÇÃO DO JOGO VEIO EM RESPOSTA À DIFICULDADE QUE OS ALUNOS ESTAVAM ENFRENTANDO NO ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO EM QUESTÃO, QUE ESTAVA SENDO MINISTRADO DE FORMA TRADICIONAL PELA PROFESSORA. LOGO, CONSTRUÍMOS O JOGO DA VELHA ENVOLVENDO POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO AO VERIFICAR O COSTUME QUE OS ALUNOS TINHAM DE JOGAR O JOGO DA VELHA TRADICIONAL NO INTERVALO DE SUAS AULAS. OU SEJA, TRATAVA-SE DE UM JOGO QUE JÁ FAZIA PARTE DO CONTEXTO CULTURAL DOS ALUNOS, PORÉM, SEM UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA DIRETA. ASSIM, DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO, NOTAMOS UM GRANDE ENVOLVIMENTO DA TURMA. MESMO OS ALUNOS QUE APRESENTAVAM MAIS DIFICULDADES ESTAVAM MOTIVADOS PELA COMPETIÇÃO E LUDICIDADE QUE O JOGO PROPORCIONA. ALÉM DISSO, NO DECORRER DA AULA, VERIFICAMOS QUE OS ALUNOS UTILIZAVAM COM FACILIDADE E AGILIDADE AS PROPRIEDADES DE RADICIAÇÃO E POTENCIAÇÃO. PORTANTO, COM TAL EXPERIÊNCIA, VERIFICAMOS QUE UM JOGO MATEMÁTICO PODE CORROBORAR COM O APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE MANEIRA SIGNIFICATIVA.