É APRESENTADO UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE A PARTIR DA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES NO CURSO
DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO IFMA. ENTENDE-SE POR DIVERSIDADE UM ELEMENTO SOCIAL E COMO
TAL PRESENTE EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS, COMO É A ESCOLA. O PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA PRECISA
SER PREPARADO PARA LIDAR COM ESSAS DIVERSIDADES. O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM OBSERVAR
COMO A QUESTÃO DA DIVERSIDADE É TRABALHADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA A PARTIR DA
VIVÊNCIA E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM SUA FORMAÇÃO INICIAL COMO DOCENTES. A METODOLOGIA PARTIU
DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, REALIZADA NO IFMA, CAMPUS MONTE CASTELO,
EM SÃO LUÍS – MA, COM ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS DADOS PROVENIENTES DA APLICAÇÃO DE
QUESTIONÁRIOS PELO APLICATIVO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESQUISAS “FORMULÁRIO GOOGLE” JUNTO A
ALUNOS DO 5º AO 7º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA. CONCLUIU-SE QUE OS ALUNOS DO
CURSO VIVENCIAM A QUESTÃO DA DIVERSIDADE POR MEIO DE DISCIPLINAS QUE A CONTEMPLAM, EMBORA
SEJA TRATADA DE MANEIRA OBSOLETA, COM AULAS EXPOSITIVAS; PERCEBEM NO PROJETO PEDAGÓGICO DO
CURSO QUE A DIVERSIDADE SE FAZ PRESENTE, MAS DE MANEIRA SUPERFICIAL E INSUFICIENTE, O QUE DIFICULTA
OS ALUNOS SER MELHOR PREPARADOS PARA LIDAR COM ESSA QUESTÃO, E NA VISÃO DELES A PREPARAÇÃO DO
PROFESSOR É INDISPENSÁVEL PARA QUE TRABALHE A PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SALA DE AULA,
RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DOS SEUS SUJEITOS, PRÁTICAS E SABERES.