O PRESENTE ARTIGO FAZ UM BREVE PERCURSO PELA HISTORICIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E ABORDA ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA DOCÊNCIA EM TURMAS MULTISSERIADAS. DESTACA E ANALISA OS DEPOIMENTOS DE CINCO PROFESSORAS DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA – PB QUE PARTICIPARAM DO PROCESSO DE NUCLEAMENTO DE TURMAS MULTISSERIADAS EM ALGUMAS ESCOLAS DO CAMPO. AS INTERLOCUÇÕES COM AS DOCENTES SE FUNDAMENTAM NOS ESTUDOS DE ARROYO (1999), BAPTISTA (2003), CARVALHO (2015), RAMALHO (2008), ENTRE OUTROS AUTORES. AO PROPOR O DEBATE SOBRE NUCLEAMENTO ESCOLAR, BUSCA REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E DISCUTIR O ESTIGMA DE ATRASO QUE PERMEIA ESSE TERRITÓRIO, QUE É SUBMETIDO A SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE ESCOLAS URBANAS SERIADAS. NO QUE CONCERNE À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AO CURRÍCULO ESCOLAR, FOI OBSERVADO QUE NÃO HÁ EFETIVA PREOCUPAÇÃO COM OS CONTEXTOS E SABERES INERENTES AO CAMPO, UMA VEZ QUE SÃO REPRODUZIDAS PRÁTICAS QUE NÃO CONDIZEM COM AS DEMANDAS E ESPECIFICIDADES LOCAIS.