Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: HABILIDADES E, COMPETÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60692
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5096
    "inscrito_id" => 14157
    "titulo" => """
      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOCENTES NO PROCESSO DE \r\n
      ENSINO APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO \r\n
      FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO FAZER DOCENTE NO PROCESSO DE \r\n
      ENSINO – APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONTEXTUALIZANDO A PRÁTICA DOCENTE. \r\n
      TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTI - QUALITATIVA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO \r\n
      APLICADO A 23 PROFESSORES SENDO 13 DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN E 10 DA REDE \r\n
      MUNICIPAL NA CIDADE DE EXU –PE. A BASE TEÓRICA ESTÁ FUNDAMENTADA EM ZABALA (1998), PERRENOUD \r\n
      (2002), SANTOS (2008), AYRES (2012), TARDIF (2014) ENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE ENTRE OS DOCENTES \r\n
      PESQUISADOS 43% PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, 26% HÁ MAIS DE SEIS \r\n
      ANOS E 30 % HÁ MENOS DE UM ANO. PARA ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM 60% UTILIZAM\r\n
      SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS ELEGENDO- OS DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM; 26 % TRABALHA A PARTIR \r\n
      DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS DOS ALUNOS. E, 13 % TRABALHAM A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. \r\n
      PARA ADMINISTRAR A PROGRESSÃO DAS APRENDIZAGENS 43% UTILIZAM SITUAÇÕES PROBLEMAS AJUSTADAS AO NÍVEL \r\n
      E ÀS POSSIBILIDADES DOS ALUNOS, 34% AVALIA - OS TENDO COMO PARÂMETRO FORMAÇÃO; E, 21% AVALIA A \r\n
      PROGRESSÃO EM CADA INÍCIO DE SEMANA, PARA DA CONTINUIDADE AO PROGRESSO DE FORMA CONTÍNUA. PORTANTO, \r\n
      CADA MÉTODO NECESSITA DE RECURSOS E, ESSES DEVEM SER PLANEJADOS EM CONSONÂNCIA COM OS OBJETIVOS DE \r\n
      ENSINO A SEREM ATINGIDOS. PORTANTO, PLANEJAR O QUE ENSINAR? COMO? E QUAIS RECURSOS SERÃO UTILIZADOS \r\n
      CONTRIBUI PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES E ASSIM, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E \r\n
      CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "HABILIDADES E, COMPETÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14157_01102019070815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA MARIA DOS SANTOS CIPRIANO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA SANTOS CIPRIANO "
    "autor_email" => "marthaestrela1@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE INTERNACIONAL TRÊS FRONTEIRAS UNINTER "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60692
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5096
    "inscrito_id" => 14157
    "titulo" => """
      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOCENTES NO PROCESSO DE \r\n
      ENSINO APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO \r\n
      FUNDAMENTAL
      """
    "resumo" => """
      ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO FAZER DOCENTE NO PROCESSO DE \r\n
      ENSINO – APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONTEXTUALIZANDO A PRÁTICA DOCENTE. \r\n
      TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTI - QUALITATIVA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO \r\n
      APLICADO A 23 PROFESSORES SENDO 13 DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN E 10 DA REDE \r\n
      MUNICIPAL NA CIDADE DE EXU –PE. A BASE TEÓRICA ESTÁ FUNDAMENTADA EM ZABALA (1998), PERRENOUD \r\n
      (2002), SANTOS (2008), AYRES (2012), TARDIF (2014) ENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE ENTRE OS DOCENTES \r\n
      PESQUISADOS 43% PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, 26% HÁ MAIS DE SEIS \r\n
      ANOS E 30 % HÁ MENOS DE UM ANO. PARA ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM 60% UTILIZAM\r\n
      SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS ELEGENDO- OS DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM; 26 % TRABALHA A PARTIR \r\n
      DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS DOS ALUNOS. E, 13 % TRABALHAM A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. \r\n
      PARA ADMINISTRAR A PROGRESSÃO DAS APRENDIZAGENS 43% UTILIZAM SITUAÇÕES PROBLEMAS AJUSTADAS AO NÍVEL \r\n
      E ÀS POSSIBILIDADES DOS ALUNOS, 34% AVALIA - OS TENDO COMO PARÂMETRO FORMAÇÃO; E, 21% AVALIA A \r\n
      PROGRESSÃO EM CADA INÍCIO DE SEMANA, PARA DA CONTINUIDADE AO PROGRESSO DE FORMA CONTÍNUA. PORTANTO, \r\n
      CADA MÉTODO NECESSITA DE RECURSOS E, ESSES DEVEM SER PLANEJADOS EM CONSONÂNCIA COM OS OBJETIVOS DE \r\n
      ENSINO A SEREM ATINGIDOS. PORTANTO, PLANEJAR O QUE ENSINAR? COMO? E QUAIS RECURSOS SERÃO UTILIZADOS \r\n
      CONTRIBUI PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES E ASSIM, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E \r\n
      CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "HABILIDADES E, COMPETÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID14157_01102019070815.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA MARIA DOS SANTOS CIPRIANO"
    "autor_nome_curto" => "MARTA SANTOS CIPRIANO "
    "autor_email" => "marthaestrela1@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE INTERNACIONAL TRÊS FRONTEIRAS UNINTER "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO FAZER DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONTEXTUALIZANDO A PRÁTICA DOCENTE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTI - QUALITATIVA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO APLICADO A 23 PROFESSORES SENDO 13 DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN E 10 DA REDE MUNICIPAL NA CIDADE DE EXU –PE. A BASE TEÓRICA ESTÁ FUNDAMENTADA EM ZABALA (1998), PERRENOUD (2002), SANTOS (2008), AYRES (2012), TARDIF (2014) ENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE ENTRE OS DOCENTES PESQUISADOS 43% PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, 26% HÁ MAIS DE SEIS ANOS E 30 % HÁ MENOS DE UM ANO. PARA ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM 60% UTILIZAM SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS ELEGENDO- OS DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM; 26 % TRABALHA A PARTIR DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS DOS ALUNOS. E, 13 % TRABALHAM A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. PARA ADMINISTRAR A PROGRESSÃO DAS APRENDIZAGENS 43% UTILIZAM SITUAÇÕES PROBLEMAS AJUSTADAS AO NÍVEL E ÀS POSSIBILIDADES DOS ALUNOS, 34% AVALIA - OS TENDO COMO PARÂMETRO FORMAÇÃO; E, 21% AVALIA A PROGRESSÃO EM CADA INÍCIO DE SEMANA, PARA DA CONTINUIDADE AO PROGRESSO DE FORMA CONTÍNUA. PORTANTO, CADA MÉTODO NECESSITA DE RECURSOS E, ESSES DEVEM SER PLANEJADOS EM CONSONÂNCIA COM OS OBJETIVOS DE ENSINO A SEREM ATINGIDOS. PORTANTO, PLANEJAR O QUE ENSINAR? COMO? E QUAIS RECURSOS SERÃO UTILIZADOS CONTRIBUI PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES E ASSIM, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.