ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO FAZER DOCENTE NO PROCESSO DE
ENSINO – APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONTEXTUALIZANDO A PRÁTICA DOCENTE.
TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUANTI - QUALITATIVA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO
APLICADO A 23 PROFESSORES SENDO 13 DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ - RN E 10 DA REDE
MUNICIPAL NA CIDADE DE EXU –PE. A BASE TEÓRICA ESTÁ FUNDAMENTADA EM ZABALA (1998), PERRENOUD
(2002), SANTOS (2008), AYRES (2012), TARDIF (2014) ENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE ENTRE OS DOCENTES
PESQUISADOS 43% PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS, 26% HÁ MAIS DE SEIS
ANOS E 30 % HÁ MENOS DE UM ANO. PARA ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM 60% UTILIZAM
SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS ELEGENDO- OS DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM; 26 % TRABALHA A PARTIR
DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS DOS ALUNOS. E, 13 % TRABALHAM A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS.
PARA ADMINISTRAR A PROGRESSÃO DAS APRENDIZAGENS 43% UTILIZAM SITUAÇÕES PROBLEMAS AJUSTADAS AO NÍVEL
E ÀS POSSIBILIDADES DOS ALUNOS, 34% AVALIA - OS TENDO COMO PARÂMETRO FORMAÇÃO; E, 21% AVALIA A
PROGRESSÃO EM CADA INÍCIO DE SEMANA, PARA DA CONTINUIDADE AO PROGRESSO DE FORMA CONTÍNUA. PORTANTO,
CADA MÉTODO NECESSITA DE RECURSOS E, ESSES DEVEM SER PLANEJADOS EM CONSONÂNCIA COM OS OBJETIVOS DE
ENSINO A SEREM ATINGIDOS. PORTANTO, PLANEJAR O QUE ENSINAR? COMO? E QUAIS RECURSOS SERÃO UTILIZADOS
CONTRIBUI PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES E ASSIM, A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.