A PRESENTE PESQUISA CONSTITUI-SE DE UM ESTUDO SOBRE INDÍCIOS DE AUTORIA EM TEXTOS DE APRENDIZES E PARTIU DA NECESSIDADE DE INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ESCRITA NO AMBIENTE ESCOLAR E DAS IMPLICAÇÕES DA AUTORIA PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA ESCRITA SOCIOINTERATIVA. FOI DESENVOLVIDA NUMA TURMA DE TERCEIRO DO ENSINO MÉDIO, NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO RAIMUNDO MOACIR ALENCAR MOTA, EM ASSARÉ-CE E UTILIZADOS, PARA INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, FRAGMENTOS DE ARTIGOS DE OPINIÃO PRODUZIDOS POR ESTUDANTES. CARACTERIZA-SE COMO ESTUDO DE CASO, CUJO OBJETO É DESCRITIVO-EXPLICATIVO. ESTÁ FUNDAMENTADA, SOBRETUDO, NAS ABORDAGENS DE POSSENTI (2002), DAS QUAIS FORAM DEFINIDAS AS CATEGORIAS DE ANÁLISE NO TOCANTE À AUTORIA, COM CONTRIBUIÇÕES DE HYLAND (2005) SOBRE A METADISCURSIVIDADE. OBSERVOU-SE, PELOS RESULTADOS OBTIDOS, QUE HÁ CERTAS MARCAS NO DISCURSO DO ALUNO INDICADORAS DE AUTORIA E QUE SÃO RESPONSÁVEIS, EM GRANDE PARTE, PELA MANUTENÇÃO DA INTERAÇÃO NO TEXTO, CONSIDERANDO QUE, AO CONSTRUIR SEU DISCURSO, O ENUNCIADOR UTILIZA RECURSOS COMO A INSERÇÃO DE OUTRAS VOZES NA ENUNCIAÇÃO, NUMA CONCEPÇÃO DIALÓGICA, E A MANUTENÇÃO DA DISTÂNCIA EM RELAÇÃO AO QUE SE DIZ, SOBRETUDO, PELO EMPREGO DO METADISCURSO. ASSIM, UMA ESCRITA QUE APRESENTE TRAÇOS DE AUTORIA DARÁ VOZ AO ALUNO E CARACTERIZAR-SE-Á PELA SUBJETIVIDADE INERENTE A CADA SUJEITO ESCRITOR. ESPERA-SE, PORTANTO, QUE PROFESSORES E ALUNOS INTERNALIZEM A IDEIA DO QUANTO O DESENVOLVIMENTO DA AUTORIA É SALUTAR PARA A CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA DA ESCRITA E DA CONSTRUÇÃO DO ESTUDANTE COMO SUJEITO INTERATIVO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.