ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REALIZADA NO PERÍODO DE 2017-2018, QUE OBJETIVOU ANALISAR AS CONCEPÇÕES PRODUZIDAS PARA O ENSINO CTS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. A METODOLOGIA QUE ORIENTOU O DESENVOLVIMENTO DESTA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA É A PESQUISA DOCUMENTAL, CONSIDERANDO QUE REALIZAMOS INICIALMENTE O PROCESSO DE LEVANTAMENTO E SELEÇÃO DAS COLEÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA O SEGUNDO CICLO (4° E 5° ANO) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE FORAM ESCOLHIDOS PELOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AMAZONAS, AOS QUAIS FORAM AGREGADOS TRÊS CRITÉRIOS: LIVROS QUE FORAM ESCOLHIDOS PELOS PROFESSORES COMO PRIMEIRA OPÇÃO E FORAM UTILIZADOS NO PERÍODO DE 2017-2018; LIVROS DIDÁTICOS QUE OS PROFESSORES UTILIZAM, MAS QUE NÃO FORAM OFERTADOS NO PROCESSO DE ESCOLHA; LIVROS DIDÁTICOS QUE CONTEMPLAM O ENSINO CTS. OS RESULTADOS NOS PERMITEM AFIRMAR QUE HÁ PRESENÇA DO ENSINO CTS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS, VERIFICAMOS QUE HÁ TEXTOS, ATIVIDADES, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, IMAGENS E CHARGES QUE INCENTIVAM O ALUNO A TOMAR DECISÕES ESSENCIAIS E RESPONSÁVEIS, COERENTE COM O CONTEXTO DO ENSINO CTS.