SILVA, Maria Marines Da Costa. Programa bolsa família e a educação no brasil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62226>. Acesso em: 23/12/2024 04:56
O PRESENTE TRABALHO É UM ESTUDO SOBRE AS REPERCUSSÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO TRABALHO EDUCATIVO DA ESCOLA NO QUE SE REFERE ÀS POSSIBILIDADES DE TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESTUDANTES, NOTADAMENTE ÀQUELES QUE SÃO BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA A FIM DE ANALISAR AS INFLUÊNCIAS DO PROGRAMA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA. A PARTIR DE UMA INQUIETAÇÃO, QUE SURGIU MEDIANTE DEPOIMENTOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, DECIDIMOS PESQUISAR E PROCURAR COMPREENDER REPERCUSSÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA ESCOLA. FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, E ANÁLISE DOCUMENTAL, NOTADAMENTE, DE DISPOSITIVOS LEGAIS NORMATIVOS NO QUE CONCERNE AO PROGRAMA E À EDUCAÇÃO BRASILEIRA. POR MEIO DESTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS BUSCAMOS RESPONDER A QUESTÃO CENTRAL DA PESQUISA: QUAIS AS REPERCUSSÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO TRABALHO EDUCATIVO DA ESCOLA? AINDA BUSCAMOS COMPREENDER AS MEDIAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COM O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, CONSIDERANDO A MAIOR FREQUÊNCIA DOS ALUNOS NA ESCOLA. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE HÁ UMA MAIOR PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS NA ESCOLA, FAVORECENDO A REALIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E, CONSEQUENTEMENTE, PROVOCANDO MUDANÇAS QUANTITATIVAS NA MATRÍCULA E FREQUÊNCIA ESCOLAR, BEM COMO NA REDUÇÃO DO ANALFABETISMO. TAMBÉM EVIDENCIOU PARCERIA FAMÍLIA/ESCOLA E COM INSTITUIÇÕES IMPORTANTES COMO AS SECRETARIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DE SAÚDE NO PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.