ATUALMENTE, O ENSINO DE CIÊNCIAS QUE VIGORA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, SUGERE PRERROGATIVAS EM MODELOS TRADICIONAIS, ISTO É, ESTABELECE COMO FOCO PRINCIPAL AS EXPOSIÇÕES DE CONTEÚDO, ONDE OS ALUNOS SÃO MEROS RECEPTORES PASSIVOS DO CONHECIMENTO, E O DOCENTE, UM TRANSMISSOR DESTE, E TAIS ABORDAGENS EXPOSITIVAS, ACABAM SE DISTANCIANDO DA REALIDADE DOS DISCENTES. É NESTE SENTIDO, QUE O PRESENTE TRABALHO SE DESENVOLVE, PROPONDO REFLEXÕES SUCEDIDAS DA CONTEXTUALIZAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO OFERTADO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA – FACEDI, CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE, DENOMINADO EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS, ONDE NO MESMO, REALIZOU-SE ATIVIDADES SOB A ÓPTICA DO ENSINO DE CIÊNCIA COM BASE EM EXPERIMENTOS PARA CRIANÇAS. O PÚBLICO ALVO DO CURSO, FORAM OS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA, EM RAZÃO DESTES SEREM RESPONSÁVEIS PELO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DE FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS. DESTA FORMA, O OBJETIVO BASILAR DO CURSO, FOI PROMOVER E DIRECIONAR UM MELHOR ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PORTANTO REALIZANDO-SE EXPERIENCIAS DE CUNHO CIENTÍFICO, VOLTADAS PARA AS ÁREAS DA FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA, SENDO ASSIM, UM INSTRUMENTO DIDÁTICO-METODOLÓGICO PARA RATIFICAR O ENSINO DE CIÊNCIA.