FLUÊNCIA NA LEITURA DOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE RECIFE E JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60532 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2931 "inscrito_id" => 9438 "titulo" => "FLUÊNCIA NA LEITURA DOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE RECIFE E JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE?" "resumo" => """ RESUMO\r\n A NECESSIDADE EM TERMOS ESTUDANTES LEITORES FLUENTES NO 2º CICLO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS MOTIVOU A REALIZAR UM ESTUDO NO QUAL PUDÉSSEMOS SABER COMO OS PROFESSORES QUE LECIONAM NO 4º ANO CLASSIFICAM A LEITURA DOS SEUS ESTUDANTES. NOSSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS VERIFICAR O QUE AS DOCENTES RELATAM SOBRE AS ATIVIDADES ENVOLVENDO A LEITURA PROMOVIDA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AINDA IDENTIFICAR A DIVERSIDADE DAS ATIVIDADES DIRECIONADAS VISANDO MELHORAR O NÍVEL DE LEITURA DOS ESTUDANTES. PARA ANALISARMOS AS RESPOSTAS PARA ESSES QUESTIONAMENTOS TIVEMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE SOARES, TOUFNI, SOLÉ E OUTROS PESQUISADORES QUE ESTUDARAM TEMÁTICAS RELACIONADAS. COLETAMOS OS DADOS E À LUZ DOS TEÓRICOS ESTUDADOS, TRAÇAMOS NOSSA ANÁLISE. PARA A COLETA DE DADOS APLICAMOS UMA ENTREVISTA COM 08 PROFESSORAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO 04 DOCENTES QUE LECIONAM EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES E OS OUTROS 04 DOCENTES ENSINAM EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE. A PARTIR DA COLETA DE DADOS NOTAMOS QUE OS DOCENTES CONCENTRAVAM SUAS ATIVIDADES PARA MELHORAR A FLUÊNCIA DE SEUS ALUNOS DE MANEIRA BEM DIVERSIFICADA QUE IAM DESDE A RODA DE CONVERSA, LEITURA COMPARTILHADA ATÉ A PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO, ISTO É, HAVIA, NO DISCURSO DOS DOCENTES UMA PREOCUPAÇÃO EM ELEVAR A FLUÊNCIA DA LEITURA E GARANTIR A AUTONOMIA DESSES ESTUDANTES. DE ACORDO COM AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS MUITOS ALUNOS CHEGAVAM AO 4º ANO SEM A AUTONOMIA NA LEITURA.\r\n PALAVRAS-CHAVE: LEITURA, ATIVIDADE, AUTONOMIA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ATIVIDADE, AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9438_04092019152249.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANGI DA CONCEI??O SILVA" "autor_nome_curto" => "GERLANGI SILVA" "autor_email" => "gerlangi@yahoo.com.br" "autor_ies" => "PREFEITURA DE JABOAT?O DOS GUARARAPES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60532 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2931 "inscrito_id" => 9438 "titulo" => "FLUÊNCIA NA LEITURA DOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE RECIFE E JABOATÃO DOS GUARARAPES/PE?" "resumo" => """ RESUMO\r\n A NECESSIDADE EM TERMOS ESTUDANTES LEITORES FLUENTES NO 2º CICLO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS MOTIVOU A REALIZAR UM ESTUDO NO QUAL PUDÉSSEMOS SABER COMO OS PROFESSORES QUE LECIONAM NO 4º ANO CLASSIFICAM A LEITURA DOS SEUS ESTUDANTES. NOSSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS VERIFICAR O QUE AS DOCENTES RELATAM SOBRE AS ATIVIDADES ENVOLVENDO A LEITURA PROMOVIDA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AINDA IDENTIFICAR A DIVERSIDADE DAS ATIVIDADES DIRECIONADAS VISANDO MELHORAR O NÍVEL DE LEITURA DOS ESTUDANTES. PARA ANALISARMOS AS RESPOSTAS PARA ESSES QUESTIONAMENTOS TIVEMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE SOARES, TOUFNI, SOLÉ E OUTROS PESQUISADORES QUE ESTUDARAM TEMÁTICAS RELACIONADAS. COLETAMOS OS DADOS E À LUZ DOS TEÓRICOS ESTUDADOS, TRAÇAMOS NOSSA ANÁLISE. PARA A COLETA DE DADOS APLICAMOS UMA ENTREVISTA COM 08 PROFESSORAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO 04 DOCENTES QUE LECIONAM EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES E OS OUTROS 04 DOCENTES ENSINAM EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE. A PARTIR DA COLETA DE DADOS NOTAMOS QUE OS DOCENTES CONCENTRAVAM SUAS ATIVIDADES PARA MELHORAR A FLUÊNCIA DE SEUS ALUNOS DE MANEIRA BEM DIVERSIFICADA QUE IAM DESDE A RODA DE CONVERSA, LEITURA COMPARTILHADA ATÉ A PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO, ISTO É, HAVIA, NO DISCURSO DOS DOCENTES UMA PREOCUPAÇÃO EM ELEVAR A FLUÊNCIA DA LEITURA E GARANTIR A AUTONOMIA DESSES ESTUDANTES. DE ACORDO COM AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS MUITOS ALUNOS CHEGAVAM AO 4º ANO SEM A AUTONOMIA NA LEITURA.\r\n PALAVRAS-CHAVE: LEITURA, ATIVIDADE, AUTONOMIA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ATIVIDADE, AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9438_04092019152249.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANGI DA CONCEI??O SILVA" "autor_nome_curto" => "GERLANGI SILVA" "autor_email" => "gerlangi@yahoo.com.br" "autor_ies" => "PREFEITURA DE JABOAT?O DOS GUARARAPES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }