RESUMO
A NECESSIDADE EM TERMOS ESTUDANTES LEITORES FLUENTES NO 2º CICLO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS MOTIVOU A REALIZAR UM ESTUDO NO QUAL PUDÉSSEMOS SABER COMO OS PROFESSORES QUE LECIONAM NO 4º ANO CLASSIFICAM A LEITURA DOS SEUS ESTUDANTES. NOSSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS VERIFICAR O QUE AS DOCENTES RELATAM SOBRE AS ATIVIDADES ENVOLVENDO A LEITURA PROMOVIDA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AINDA IDENTIFICAR A DIVERSIDADE DAS ATIVIDADES DIRECIONADAS VISANDO MELHORAR O NÍVEL DE LEITURA DOS ESTUDANTES. PARA ANALISARMOS AS RESPOSTAS PARA ESSES QUESTIONAMENTOS TIVEMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE SOARES, TOUFNI, SOLÉ E OUTROS PESQUISADORES QUE ESTUDARAM TEMÁTICAS RELACIONADAS. COLETAMOS OS DADOS E À LUZ DOS TEÓRICOS ESTUDADOS, TRAÇAMOS NOSSA ANÁLISE. PARA A COLETA DE DADOS APLICAMOS UMA ENTREVISTA COM 08 PROFESSORAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO 04 DOCENTES QUE LECIONAM EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES E OS OUTROS 04 DOCENTES ENSINAM EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE. A PARTIR DA COLETA DE DADOS NOTAMOS QUE OS DOCENTES CONCENTRAVAM SUAS ATIVIDADES PARA MELHORAR A FLUÊNCIA DE SEUS ALUNOS DE MANEIRA BEM DIVERSIFICADA QUE IAM DESDE A RODA DE CONVERSA, LEITURA COMPARTILHADA ATÉ A PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO, ISTO É, HAVIA, NO DISCURSO DOS DOCENTES UMA PREOCUPAÇÃO EM ELEVAR A FLUÊNCIA DA LEITURA E GARANTIR A AUTONOMIA DESSES ESTUDANTES. DE ACORDO COM AS PROFESSORAS ENTREVISTADAS MUITOS ALUNOS CHEGAVAM AO 4º ANO SEM A AUTONOMIA NA LEITURA.
PALAVRAS-CHAVE: LEITURA, ATIVIDADE, AUTONOMIA.