O ENSINO BÁSICO NO BRASIL, GERALMENTE É CARACTERIZADO POR UTILIZAR SEMPRE O MESMO MÉTODO DE ENSINO: AS AULAS EXPOSITIVAS. POR CONTA DISSO, A MAIORIA DOS ALUNOS SÃO CONDICIONADOS A SE CONTER APENAS UM MÉTODO DE ENSINO, QUE NEM SEMPRE O AUXILIA NA TOTAL COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. DESTA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE OBSERVAÇÃO MICROSCÓPICA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI A ABORDAGEM DE VISUALIZAÇÃO DE AMOSTRAS DE CÉLULAS DA MUCOSA ORAL (CÉLULAS ANIMAIS), COLETADAS E CORADAS PELO PRÓPRIO ALUNO, E SUA ANÁLISE PAUTADA NA AVALIAÇÃO ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS POSTERIORMENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRARAM QUE A VISUALIZAÇÃO DE CERTAS ESTRUTURAS CELULARES AUXILIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, VISTO QUE CONTEXTUALIZA OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR COM ESTRUTURAS ANTES VISTAS APENAS NOS LIVROS.