Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO TEÓRICO-PRÁTICO NO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁGIO, INCLUSÃO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60475 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3735 "inscrito_id" => 5917 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO TEÓRICO-PRÁTICO NO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL.EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO TEÓRICO-PRÁTICO NO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FOR" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM NATAL (RN), COM O INTUITO DE CONTRIBUIR COM A DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA, TENDO EM VISTA QUE AS VIVÊNCIAS FORA DO AMBIENTE ACADÊMICO AUXILIAM E INFLUENCIAM NESSE PERÍODO. NO ÂMBITO METODOLÓGICO E NA CONSTRUÇÃO DE DADOS O ESTUDO É DE CARÁTER DESCRITIVO-REFLEXIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA A DISCUSSÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA SERÃO UTILIZADOS AUTORES COMO ANDRADE (2019) QUE ABORDA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (2010), O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (1998), A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), BEM COMO AS PROPOSIÇÕES REFERENTES À INCLUSÃO UTILIZANDO MARTINS (2011) COMO BASE. DESSA FORMA, FAZ-SE NOTÁVEL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, COMPREENDENDO A PRÁXIS COMO FUNDANTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA, EM ESPECIAL NA PEDAGOGIA, EM QUE O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO FOMENTA A INTER-RELAÇÃO DO GRADUANDO COM A ROTINA DE UMA SALA DE AULA, NESSE CASO COM UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, AUXILIANDO NA OBSERVAÇÃO E AÇÕES INCLUSIVAS AO LONGO DO PERÍODO TRABALHADO. ALÉM DE PROPORCIONAR UM OLHAR MAIS AMPLO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EM ESPECIAL, EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM NATAL (RN), COM O INTUITO DE CONT" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁGIO, INCLUSÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5917_24092019212219.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA CAPISTRANO DA CÂMARA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA CÂMARA" "autor_email" => "mariaeduarda_camara@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60475 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3735 "inscrito_id" => 5917 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO TEÓRICO-PRÁTICO NO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL.EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO TEÓRICO-PRÁTICO NO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FOR" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM NATAL (RN), COM O INTUITO DE CONTRIBUIR COM A DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA, TENDO EM VISTA QUE AS VIVÊNCIAS FORA DO AMBIENTE ACADÊMICO AUXILIAM E INFLUENCIAM NESSE PERÍODO. NO ÂMBITO METODOLÓGICO E NA CONSTRUÇÃO DE DADOS O ESTUDO É DE CARÁTER DESCRITIVO-REFLEXIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA A DISCUSSÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA SERÃO UTILIZADOS AUTORES COMO ANDRADE (2019) QUE ABORDA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (2010), O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (1998), A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), BEM COMO AS PROPOSIÇÕES REFERENTES À INCLUSÃO UTILIZANDO MARTINS (2011) COMO BASE. DESSA FORMA, FAZ-SE NOTÁVEL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, COMPREENDENDO A PRÁXIS COMO FUNDANTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA, EM ESPECIAL NA PEDAGOGIA, EM QUE O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO FOMENTA A INTER-RELAÇÃO DO GRADUANDO COM A ROTINA DE UMA SALA DE AULA, NESSE CASO COM UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, AUXILIANDO NA OBSERVAÇÃO E AÇÕES INCLUSIVAS AO LONGO DO PERÍODO TRABALHADO. ALÉM DE PROPORCIONAR UM OLHAR MAIS AMPLO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EM ESPECIAL, EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM NATAL (RN), COM O INTUITO DE CONT" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTÁGIO, INCLUSÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID5917_24092019212219.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA CAPISTRANO DA CÂMARA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA CÂMARA" "autor_email" => "mariaeduarda_camara@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM NATAL (RN), COM O INTUITO DE CONTRIBUIR COM A DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA, TENDO EM VISTA QUE AS VIVÊNCIAS FORA DO AMBIENTE ACADÊMICO AUXILIAM E INFLUENCIAM NESSE PERÍODO. NO ÂMBITO METODOLÓGICO E NA CONSTRUÇÃO DE DADOS O ESTUDO É DE CARÁTER DESCRITIVO-REFLEXIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA A DISCUSSÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA SERÃO UTILIZADOS AUTORES COMO ANDRADE (2019) QUE ABORDA A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (2010), O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (1998), A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), BEM COMO AS PROPOSIÇÕES REFERENTES À INCLUSÃO UTILIZANDO MARTINS (2011) COMO BASE. DESSA FORMA, FAZ-SE NOTÁVEL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, COMPREENDENDO A PRÁXIS COMO FUNDANTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA, EM ESPECIAL NA PEDAGOGIA, EM QUE O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO FOMENTA A INTER-RELAÇÃO DO GRADUANDO COM A ROTINA DE UMA SALA DE AULA, NESSE CASO COM UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, AUXILIANDO NA OBSERVAÇÃO E AÇÕES INCLUSIVAS AO LONGO DO PERÍODO TRABALHADO. ALÉM DE PROPORCIONAR UM OLHAR MAIS AMPLO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EM ESPECIAL, EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.