ESTA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A QUESTÃO DA SUFICIÊNCIA OU NÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VOLTADAS À COMUNIDADE DE MULHERES TRANSEXUAIS E TRAVESTIS. DESSA FORMA, BUSCOU-SE TRAÇAR O PERFIL DESSAS MULHERES E COMO O AMBIENTE ESCOLAR PODE SE TORNAR INÓSPITO PARA TAIS, O QUE O ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO TRAZ DE MEDIDAS PROTETIVAS E INCLUSIVAS, COMO OS DIREITOS FUNDAMENTAIS SÃO VIOLADOS POR ESSA PROBLEMÁTICA, E, AINDA, COMO AS RELAÇÕES ESCOLARES SE ENCONTRAM DENTRO DE TAL PERSPECTIVA. TEM-SE DE NORTEADOR O ESTUDO DOS PAPÉIS DE GÊNERO, COMO ESTES SE RELACIONAM E AS CONSEQUÊNCIAS DA EXCLUSÃO DOS INDIVÍDUOS TRANSGRESSORES A ESSAS NORMAS. O PRESENTE TRABALHO SE DEU POR MÉTODO INDUTIVO, UTILIZANDO-SE DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ANALISANDO ARTIGOS, PERIÓDICOS, PESQUISAS E LIVROS ACERCA DO TEMA, POSSUINDO ABORDAGEM QUALITATIVA. AO FINAL, VISLUMBROU-SE COMO RESULTADO A INSUFICIÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS PARA ESSE GRUPO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO, ASSIM COMO A VIOLÊNCIA SISTEMÁTICA AINDA PRESENTE NA ESCOLA.