A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA EXIGE A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS MAIS AUTÔNOMOS E REFLEXIVOS. A ESCOLA, COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO, PRECISA ADEQUAR SEU ENSINO A ESTA REALIDADE. NESSE PROCESSO, O PROFESSOR PRECISA DEIXAR DE SER UM MERO INSTRUTOR PARA SE FAZER COLABORADOR DO ALUNO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SEU CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO COMO METODOLOGIA DE ENSINO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA INTEGRADA A CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA. A ATIVIDADE DESENVOLVIDA TEVE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E FORAM UTILIZADOS, COMO INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS, DIÁRIO DE CAMPO, SOLUÇÕES DAS TAREFAS E RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS. A ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIOU UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONCEITOS ESTUDADOS E, EM CONSEQUÊNCIA, MAIOR EMPENHO E ENTUSIASMO POR TAREFAS MATEMÁTICAS. ALÉM DISSO, O TRABALHO EM GRUPO POSSIBILITOU MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS.