O ENSINO DE CIÊNCIAS ATUALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO BRASIL É BASEADA NA ESTRATÉGIA DE ENSINO TRADICIONAL, NA QUAL O ALUNO É CONSIDERADO COMO UM MERO RECEPTOR DE CONHECIMENTO E DEVE MEMORIZAR OS CONCEITOS DAS DIVERSAS MATÉRIAS MINISTRADAS NA ESCOLA. NO ENSINO DE QUÍMICA, DEVIDO A SUA ABSTRAÇÃO A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR PARTE DO ALUNO SE TORNA DIFÍCIL, POIS NÃO HÁ APLICABILIDADE PARA ESTES CONCEITOS. PORTANTO, VISANDO MUDAR E MELHORAR OS ÍNDICES EDUCACIONAIS, PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MUITOS PESQUISADORES ESTÃO BUSCANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA QUE O AS AULAS SE TORNEM MAIS DINÂMICAS E QUE OS ALUNOS FAÇAM A APLICAÇÃO DAQUELE CONHECIMENTO EM SITUAÇÕES DO SEU DIA-A-DIA, NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O ENSINO LÚDICO TEM SIDO ACRESCIDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA QUE OS CONTEÚDOS SE TORNEM MAIS ATRATIVOS E PRAZEROSOS PARA OS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPOR UM JOGO EDUCATIVO COM A FINALIDADE DE DINAMIZAR O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OU QUÍMICA. O JOGO FOI DESENVOLVIDO EM 2 NÍVEIS, COM VARIAÇÃO NA DIFICULDADE DAS PERGUNTAS, SENDO ASSIM, O NÍVEL 1 PODE SER UTILIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O NÍVEL 2 PODE SER APLICADO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. O NÍVEL 1 CONTÉM 19 FRASES REFERENTES A ELEMENTOS PREVIAMENTE SELECIONADOS. NO NÍVEL 2 É COMPOSTO POR 14 PERGUNTAS COMPLEXAS QUE ENVOLVEM SAÚDE, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIA.