Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO LÚDICO DA TABELA PERIÓDICA NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E CIÊNCIAS COM O JOGO “TABELA MINADA”

Palavra-chaves: ENSINO LÚDICO, CIÊNCIAS, TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60290
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2749
    "inscrito_id" => 4664
    "titulo" => "ENSINO LÚDICO DA TABELA PERIÓDICA NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E CIÊNCIAS COM O JOGO “TABELA MINADA”"
    "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS ATUALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO BRASIL É BASEADA NA ESTRATÉGIA DE ENSINO TRADICIONAL, NA QUAL O ALUNO É CONSIDERADO COMO UM MERO RECEPTOR DE CONHECIMENTO E DEVE MEMORIZAR OS CONCEITOS DAS DIVERSAS MATÉRIAS MINISTRADAS NA ESCOLA. NO ENSINO DE QUÍMICA, DEVIDO A SUA ABSTRAÇÃO A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR PARTE DO ALUNO SE TORNA DIFÍCIL, POIS NÃO HÁ APLICABILIDADE PARA ESTES CONCEITOS. PORTANTO, VISANDO MUDAR E MELHORAR OS ÍNDICES EDUCACIONAIS, PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MUITOS PESQUISADORES ESTÃO BUSCANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA QUE O AS AULAS SE TORNEM MAIS DINÂMICAS E QUE OS ALUNOS FAÇAM A APLICAÇÃO DAQUELE CONHECIMENTO EM SITUAÇÕES DO SEU DIA-A-DIA, NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O ENSINO LÚDICO TEM SIDO ACRESCIDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA QUE OS CONTEÚDOS SE TORNEM MAIS ATRATIVOS E PRAZEROSOS PARA OS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPOR UM JOGO EDUCATIVO COM A FINALIDADE DE DINAMIZAR O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OU  QUÍMICA. O JOGO FOI DESENVOLVIDO EM 2 NÍVEIS, COM VARIAÇÃO NA DIFICULDADE DAS PERGUNTAS, SENDO ASSIM, O NÍVEL 1 PODE SER UTILIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O NÍVEL 2 PODE SER APLICADO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. O NÍVEL 1 CONTÉM 19 FRASES REFERENTES A ELEMENTOS PREVIAMENTE SELECIONADOS. NO NÍVEL 2 É COMPOSTO POR 14 PERGUNTAS COMPLEXAS QUE ENVOLVEM SAÚDE, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO LÚDICO, CIÊNCIAS, TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4664_27082019215000.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNE DA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNE SILVA"
    "autor_email" => "giovanne.costa.silva@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60290
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2749
    "inscrito_id" => 4664
    "titulo" => "ENSINO LÚDICO DA TABELA PERIÓDICA NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E CIÊNCIAS COM O JOGO “TABELA MINADA”"
    "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS ATUALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO BRASIL É BASEADA NA ESTRATÉGIA DE ENSINO TRADICIONAL, NA QUAL O ALUNO É CONSIDERADO COMO UM MERO RECEPTOR DE CONHECIMENTO E DEVE MEMORIZAR OS CONCEITOS DAS DIVERSAS MATÉRIAS MINISTRADAS NA ESCOLA. NO ENSINO DE QUÍMICA, DEVIDO A SUA ABSTRAÇÃO A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR PARTE DO ALUNO SE TORNA DIFÍCIL, POIS NÃO HÁ APLICABILIDADE PARA ESTES CONCEITOS. PORTANTO, VISANDO MUDAR E MELHORAR OS ÍNDICES EDUCACIONAIS, PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MUITOS PESQUISADORES ESTÃO BUSCANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA QUE O AS AULAS SE TORNEM MAIS DINÂMICAS E QUE OS ALUNOS FAÇAM A APLICAÇÃO DAQUELE CONHECIMENTO EM SITUAÇÕES DO SEU DIA-A-DIA, NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O ENSINO LÚDICO TEM SIDO ACRESCIDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA QUE OS CONTEÚDOS SE TORNEM MAIS ATRATIVOS E PRAZEROSOS PARA OS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPOR UM JOGO EDUCATIVO COM A FINALIDADE DE DINAMIZAR O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OU  QUÍMICA. O JOGO FOI DESENVOLVIDO EM 2 NÍVEIS, COM VARIAÇÃO NA DIFICULDADE DAS PERGUNTAS, SENDO ASSIM, O NÍVEL 1 PODE SER UTILIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O NÍVEL 2 PODE SER APLICADO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. O NÍVEL 1 CONTÉM 19 FRASES REFERENTES A ELEMENTOS PREVIAMENTE SELECIONADOS. NO NÍVEL 2 É COMPOSTO POR 14 PERGUNTAS COMPLEXAS QUE ENVOLVEM SAÚDE, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO LÚDICO, CIÊNCIAS, TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4664_27082019215000.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNE DA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNE SILVA"
    "autor_email" => "giovanne.costa.silva@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO DE CIÊNCIAS ATUALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO BRASIL É BASEADA NA ESTRATÉGIA DE ENSINO TRADICIONAL, NA QUAL O ALUNO É CONSIDERADO COMO UM MERO RECEPTOR DE CONHECIMENTO E DEVE MEMORIZAR OS CONCEITOS DAS DIVERSAS MATÉRIAS MINISTRADAS NA ESCOLA. NO ENSINO DE QUÍMICA, DEVIDO A SUA ABSTRAÇÃO A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO POR PARTE DO ALUNO SE TORNA DIFÍCIL, POIS NÃO HÁ APLICABILIDADE PARA ESTES CONCEITOS. PORTANTO, VISANDO MUDAR E MELHORAR OS ÍNDICES EDUCACIONAIS, PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MUITOS PESQUISADORES ESTÃO BUSCANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA QUE O AS AULAS SE TORNEM MAIS DINÂMICAS E QUE OS ALUNOS FAÇAM A APLICAÇÃO DAQUELE CONHECIMENTO EM SITUAÇÕES DO SEU DIA-A-DIA, NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. O ENSINO LÚDICO TEM SIDO ACRESCIDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA QUE OS CONTEÚDOS SE TORNEM MAIS ATRATIVOS E PRAZEROSOS PARA OS ESTUDANTES. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPOR UM JOGO EDUCATIVO COM A FINALIDADE DE DINAMIZAR O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OU QUÍMICA. O JOGO FOI DESENVOLVIDO EM 2 NÍVEIS, COM VARIAÇÃO NA DIFICULDADE DAS PERGUNTAS, SENDO ASSIM, O NÍVEL 1 PODE SER UTILIZADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS E O NÍVEL 2 PODE SER APLICADO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. O NÍVEL 1 CONTÉM 19 FRASES REFERENTES A ELEMENTOS PREVIAMENTE SELECIONADOS. NO NÍVEL 2 É COMPOSTO POR 14 PERGUNTAS COMPLEXAS QUE ENVOLVEM SAÚDE, MEIO AMBIENTE, TECNOLOGIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.