ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL DESTACAR A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLAS BILÍNGUES PARA SURDOS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO: A) IDENTIFICAR A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA QUE TRATA A RESPEITO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS; B) APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO E DAS ESCOLAS BILÍNGUES; C) DESTACAR ELEMENTOS DA CULTURA SURDA. A METODOLOGIA UTILIZADA DURANTE O PROCESSO DE PESQUISA FOI A PESQUISA BÁSICA, QUE TEM COMO OBJETIVO GERAR NOVOS CONHECIMENTOS SOBRE O ASSUNTO. DO PONTO DE VISTA E DA ABORDAGEM DO PROBLEMA, A PESQUISA É DO TIPO QUALITATIVA, E TRATA-SE AINDA DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA. FOI REALIZADA UMA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR, DURANTE A QUAL FORAM ENTREGUES CINCO QUESTIONÁRIOS A CINCO PROFESSORES PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS, PORÉM SOMENTE TRÊS QUESTIONÁRIOS RETORNARAM COM RESPOSTAS. POR FIM, A PARTIR DAS LEITURAS REALIZADAS E DA PRÁTICA OBSERVADA, CONCLUI-SE QUE AS ESCOLAS BILÍNGUES TÊM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO DO SURDO E SÃO DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO.