O SEMIÁRIDO BRASILEIRO TEM SIDO ESPAÇO DE CONSTANTES RESSIGNIFICAÇÕES, ESPECIALMENTE DEVIDO ÀS SUAS DINÂMICAS SOCIOCULTURAIS E AMBIENTAIS. NO BRASIL, ESSA DELIMITAÇÃO, OCUPA PARTE SIGNIFICATIVA DO TERRITÓRIO. O ESTUDO BUSCOU AVALIAR; COMO OS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE MOTIVAM A MELHOR CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, PODEM FACILITAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO TERRITÓRIO. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E IDENTIFICAÇÃO DE AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS QUE PRIORIZAM AS DEMANDAS DO SEMIÁRIDO NO BRASIL. CONSTATOU-SE A URGÊNCIA POR ASPECTOS QUE PROMOVAM A MELHOR CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO E A VALORIZAÇÃO DO TERRITÓRIO VISTO, OS FLUXOS MIGRATÓRIOS E SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DEVIDO, À ESCASSEZ DE PRÁTICAS ÉTICAS DE DESENVOLVIMENTO. POR FIM, RESSALTA-SE A RELEVÂNCIA DA DISCUSSÃO SOBRE A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, COMO ASPECTO VALORATIVO ÀS INICIATIVAS QUE BUSCAM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE NESSE TERRITÓRIO.