Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A ATUAÇÃO COM O APRENDENTE SURDO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO, PROFESSOR, LIBRAS, LIBRAS Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58356
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2288
    "inscrito_id" => 9216
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A ATUAÇÃO COM O APRENDENTE SURDO"
    "resumo" => "DIANTE DA REALIDADE DE QUE MUITOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO ESTÃO APTOS PARA INTERAGIR COM O APRENDENTE SURDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR SE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ESTÁ APTO PARA ATUAR COM ESSE. PARA CONSTRUÍ-LO, INICIAMOS A PESQUISA COM UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EFETUADO NAS PLATAFORMAS SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO E BANCO DE DADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ E O PPP DO CURSO DE EF. APÓS O LEVANTAMENTO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM DISCENTES DO SÉTIMO E OITAVO SEMESTRE DE EF DA UEPA. SEGUNDO QUADROS (1997) E UNESCO (1994) É IMPORTANTE QUE HAJA PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS DENTRO DA ESCOLA. A LIBRAS É O PRINCIPAL MEIO DE COMUNICAÇÃO DA PESSOA SURDA, UM DECRETO DE 2005 AFIRMA QUE É OBRIGATÓRIO A INSERÇÃO DA DISCIPLINA LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. NA COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, NOTAMOS QUE OS ACADÊMICOS SENTEM FALTA DE MAIS VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM LIBRAS NA GRADUAÇÃO. DURANTE O ESTUDO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE MUITOS ESTUDIOSOS ABORDAM A TEMÁTICA DA RELAÇÃO DO PROFESSOR DE EF COM O APRENDENTE SURDO DE MODO A PENSAR NA INCLUSÃO, PORÉM, POUCOS FALAM ACERCA DA FORMAÇÃO DESSE NA GRADUAÇÃO, COM O FOCO NA DISCIPLINA DE LIBRAS. NESSE ASPECTO, É PLAUSÍVEL DESTACAR A IMPORTÂNCIA DE ADENTRAR NESTE ASSUNTO, A FIM DE BUSCAR MELHORIAS NÃO SOMENTE PARA O APRENDENTE SURDO, QUE PRECISA E MERECE ESTAR INSERIDO IGUAL AOS DEMAIS, MAS TAMBÉM, PARA O PROFESSOR QUE DEVE ESTAR PREPARADO PARA ATUAR NO CAMPO DE TRABALHO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO, PROFESSOR, LIBRAS, LIBRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9216_15082019232443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA ALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA ALVES"
    "autor_email" => "silvacaamila040@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58356
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2288
    "inscrito_id" => 9216
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A ATUAÇÃO COM O APRENDENTE SURDO"
    "resumo" => "DIANTE DA REALIDADE DE QUE MUITOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO ESTÃO APTOS PARA INTERAGIR COM O APRENDENTE SURDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR SE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ESTÁ APTO PARA ATUAR COM ESSE. PARA CONSTRUÍ-LO, INICIAMOS A PESQUISA COM UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EFETUADO NAS PLATAFORMAS SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO E BANCO DE DADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ E O PPP DO CURSO DE EF. APÓS O LEVANTAMENTO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM DISCENTES DO SÉTIMO E OITAVO SEMESTRE DE EF DA UEPA. SEGUNDO QUADROS (1997) E UNESCO (1994) É IMPORTANTE QUE HAJA PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS DENTRO DA ESCOLA. A LIBRAS É O PRINCIPAL MEIO DE COMUNICAÇÃO DA PESSOA SURDA, UM DECRETO DE 2005 AFIRMA QUE É OBRIGATÓRIO A INSERÇÃO DA DISCIPLINA LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. NA COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, NOTAMOS QUE OS ACADÊMICOS SENTEM FALTA DE MAIS VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM LIBRAS NA GRADUAÇÃO. DURANTE O ESTUDO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE MUITOS ESTUDIOSOS ABORDAM A TEMÁTICA DA RELAÇÃO DO PROFESSOR DE EF COM O APRENDENTE SURDO DE MODO A PENSAR NA INCLUSÃO, PORÉM, POUCOS FALAM ACERCA DA FORMAÇÃO DESSE NA GRADUAÇÃO, COM O FOCO NA DISCIPLINA DE LIBRAS. NESSE ASPECTO, É PLAUSÍVEL DESTACAR A IMPORTÂNCIA DE ADENTRAR NESTE ASSUNTO, A FIM DE BUSCAR MELHORIAS NÃO SOMENTE PARA O APRENDENTE SURDO, QUE PRECISA E MERECE ESTAR INSERIDO IGUAL AOS DEMAIS, MAS TAMBÉM, PARA O PROFESSOR QUE DEVE ESTAR PREPARADO PARA ATUAR NO CAMPO DE TRABALHO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO, PROFESSOR, LIBRAS, LIBRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9216_15082019232443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA ALVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA ALVES"
    "autor_email" => "silvacaamila040@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

DIANTE DA REALIDADE DE QUE MUITOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO ESTÃO APTOS PARA INTERAGIR COM O APRENDENTE SURDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR SE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ESTÁ APTO PARA ATUAR COM ESSE. PARA CONSTRUÍ-LO, INICIAMOS A PESQUISA COM UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EFETUADO NAS PLATAFORMAS SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO E BANCO DE DADOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ E O PPP DO CURSO DE EF. APÓS O LEVANTAMENTO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM DISCENTES DO SÉTIMO E OITAVO SEMESTRE DE EF DA UEPA. SEGUNDO QUADROS (1997) E UNESCO (1994) É IMPORTANTE QUE HAJA PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS DENTRO DA ESCOLA. A LIBRAS É O PRINCIPAL MEIO DE COMUNICAÇÃO DA PESSOA SURDA, UM DECRETO DE 2005 AFIRMA QUE É OBRIGATÓRIO A INSERÇÃO DA DISCIPLINA LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. NA COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, NOTAMOS QUE OS ACADÊMICOS SENTEM FALTA DE MAIS VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM LIBRAS NA GRADUAÇÃO. DURANTE O ESTUDO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE MUITOS ESTUDIOSOS ABORDAM A TEMÁTICA DA RELAÇÃO DO PROFESSOR DE EF COM O APRENDENTE SURDO DE MODO A PENSAR NA INCLUSÃO, PORÉM, POUCOS FALAM ACERCA DA FORMAÇÃO DESSE NA GRADUAÇÃO, COM O FOCO NA DISCIPLINA DE LIBRAS. NESSE ASPECTO, É PLAUSÍVEL DESTACAR A IMPORTÂNCIA DE ADENTRAR NESTE ASSUNTO, A FIM DE BUSCAR MELHORIAS NÃO SOMENTE PARA O APRENDENTE SURDO, QUE PRECISA E MERECE ESTAR INSERIDO IGUAL AOS DEMAIS, MAS TAMBÉM, PARA O PROFESSOR QUE DEVE ESTAR PREPARADO PARA ATUAR NO CAMPO DE TRABALHO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.