ENTENDENDO AS DIFICULDADES DE SE FAZER UMA EDUCAÇÃO QUE ATENDA AS TODAS AS PARCELAS DA POPULAÇÃO E EVIDENCIANDO COMO O PODER PÚBLICO FALHA NA TAREFA CONTINUA DE SE TRANSMITIR EDUCAÇÃO INCLUSIVA, É DE EXTREMA SIGNIFICÂNCIA ATRELAR AO SERVIÇO NÃO FORNECIDO PELO ESTADO, ATIVIDADES REALIZADAS POR INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, QUE OBJETIVAM LEVAR PARA AS PARCELAS MAIS DISTANTES DA POPULAÇÃO POSSIBILIDADES ANTES IMPOSSÍVEIS DE SE ACONTECER. COM ISSO, O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS ATIVIDADES EXERCIDAS PELA ASSOCIAÇÃO DE ORIENTAÇÃO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA (ADOTE) DE NATAL/RN, MOSTRANDO OS PRINCIPAIS PROJETOS RELACIONADOS A EDUCAÇÃO COM O INTUITO DE APRESENTAR O TRABALHO DA INSTITUIÇÃO, BEM COMO EXTERNAR PARA UM PÚBLICO MAIOR DE PESSOAS ACESSO, A INFORMAÇÕES QUE LEVANTASSEM CURIOSIDADES PARA CONHECER DE PERTO A ADOTE. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS RECORREMOS A UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE NOS POSSIBILITOU A OBTENÇÃO DE DADOS PARA A CONSECUÇÃO DESSE ESTUDO. COMO RESULTADOS PODEMOS PERCEBER QUE A ONG QUE ATUA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS, SE DESTACA POR SEU VALOROSO PAPEL SOCIAL, ASSIM COMO SUA ESTRUTURA E FORMA DE ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS. TAIS INFORMAÇÕES NOS LEVA A COMPREENDER UM POUCO MAIS SOBRE A RELEVÂNCIA DO PAPEL DAS ONG´S NO PROCESSO DE INCLUSÃO, REDUZINDO ASSIM, LACUNAS DEIXADAS PELO ESTADO.