O CRESCIMENTO TECNOLÓGICO, QUE VEM DESDE O INÍCIO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, POSSIBILITOU A EVOLUÇÃO E O APRIMORAMENTO DE DIVERSOS SETORES SOCIAIS. NOS ÚLTIMOS ANOS, A TECNOLOGIA TEM AGIDO TAMBÉM COMO AUXILIADOR NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. INDEPENDENTE DO ÂMBITO, A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE NOS MÍNIMOS DETALHES, DESDE O TOQUE DO DESPERTADOR ÀS LUZES DO SEMÁFORO. DE MANEIRA MAIS ESPECÍFICA, A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE TAMBÉM NA EDUCAÇÃO: CADA VEZ MAIS OS ESTUDANTES, TAMBÉM OS PROFESSORES, USAM DE MECANISMOS DIGITAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO É UM DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS QUE EXPANDE OS HORIZONTES EDUCACIONAIS, UMA VEZ QUE É POSSÍVEL EMPREGAR A TECNOLOGIA DE FORMA MAIS PERSONALIZADA DE ACORDO COM O QUE O USUÁRIO DESEJA REALIZAR. NESTE TRABALHO DESCREVEMOS A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA EM LINGUAGEM C++ ASSOCIADO COM CONCEITOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS, A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E A COMO ESTA PODE AGIR COMO MECANISMO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA ISSO, FOI REALIZADO UM ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO QUE, QUANDO UNIDOS, RESULTARAM NO PROGRAMA AQUI APRESENTADO. ATRAVÉS DO TRABALHO, FOI POSSÍVEL VER COMO A PROGRAMAÇÃO PODE SER ÚTIL NA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE, ESTA QUE UTILIZA DOS CONCEITOS DE MECÂNICA. ESPERA-SE COM ESTE TRABALHO A DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA ELABORADO, DE MANEIRA QUE ESTE POSSA SER AJUDADOR E INCENTIVADOR NOS ESTUDOS DE ALUNOS DE TODOS OS NÍVEIS EDUCACIONAIS, BEM COMO PARA OS EDUCADORES QUE UTILIZAM A TECNOLOGIA COMO MEDIADOR EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS E OS ESTUDANTES.