O ESTUDO TRATA SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ESCOLARES, CONSIDERANDO A ATUAÇÃO DE PROFESSORES
PEDAGOGOS E DE PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. O OBJETIVO CENTRAL FOI
COMPARAR O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE SÃO ATENDIDOS POR PROFESSORES
LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA COM OS QUE SÃO ASSISTIDOS EXCLUSIVAMENTE PELO PROFESSOR PEDAGOGO. A
METODOLOGIA DESTE TRABALHO POSSUI DELINEAMENTO TRANSVERSAL E ABORDAGEM QUANTITATIVA. A AMOSTRA FOI
COMPOSTA POR 29 ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADES ENTRE 5 E 6 ANOS, EM DUAS
ESCOLAS INDÍGENAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ, TENDO A PARTICIPAÇÃO DE UM PROFESSOR
PEDAGOGO E UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A APLICAÇÃO DO TESTE, QUE CONSISTIU NO
KÖRPERKOORDINATIONTEST FÜR KINDER (KTK). A APRESENTAÇÃO DOS DADOS FOI FEITA COM O AUXÍLIO DA
PLATAFORMA EXCEL DO WINDOWS E O PRÓPRIO MATERIAL DO KTK QUE APRESENTA O CÁLCULO DO COEFICIENTE
MOTOR DE CADA TESTE E DO NÍVEL DE COORDENAÇÃO MOTORA DE CADA INDIVÍDUO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS
DURANTE A PESQUISA MOSTRARAM QUE NAS DUAS ESCOLAS INVESTIGADAS OS ALUNOS POSSUEM UM
DESENVOLVIMENTO MOTOR SATISFATÓRIO. CONCLUIU-SE NESSE ESTUDO, TENDO EM VISTA QUE OS PROFISSIONAIS
INVESTIGADOS POSSUEM FORMAÇÕES DIFERENTES, QUE AMBOS OS PROFISSIONAIS PARECEM DESENVOLVER UM BOM
TRABALHO COM SEUS ALUNOS NO QUESITO DESENVOLVIMENTO MOTOR, POIS OS RESULTADOS DOS TESTES MOSTRARAM SE SATISFATÓRIOS.