EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE NÍVEL SUPERIOR EM PATOS, PARAÍBA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60023 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3417 "inscrito_id" => 12759 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE NÍVEL SUPERIOR EM PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "A BUSCA PELA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM PROVOCADO REFLEXÕES EM DIFERENTES CAMPOS DE FORMAÇÃO E PESQUISA, POIS ELA DEVE SER COMPREENDIDA COM CLAREZA PELOS PROFESSORES. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI CONHECER A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONSTITUÍDO POR DEZ AFIRMATIVAS, SEGUNDO O MODELO DE ESCALA DE LIKERT, E QUATRO QUESTÕES DISCURSIVAS, RELACIONADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE. O ESTUDO TEVE CARÁTER QUANTITATIVO E PARTICIPARAM DA PESQUISA 24 ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA. A PESQUISA ENVOLVEU ALUNOS DE PERÍODOS INICIAIS (45,8%) E PRÓXIMOS À CONCLUSÃO (54,2%) DO CURSO. PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS COMPREENDIAM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUA FORMAÇÃO, NO ENTANTO, SOMENTE 37,5% (N = 9) DELES AFIRMARAM PARTICIPAR DE ATIVIDADES COM ESTE ENFOQUE NA UNIVERSIDADE. 79,2% (N = 19) DOS ALUNOS REPORTARAM SEREM INCAPAZES PARA DESENVOLVER PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EVIDENCIOU-SE A FALTA DE PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES, AO CONSIDERAR AS CONDIÇÕES PARA DESENVOLVER ALGUMAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS. NESSE SENTIDO, É FUNDAMENTAL QUE AS UNIVERSIDADES E OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSIRAM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO COMPONENTE IMPRESCINDÍVEL PARA SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES E ESTES, QUANDO EDUCADORES, POSSAM PROMOVER MUDANÇAS NO PROCESSO EDUCATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, PROCESSO EDUCATIVO, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID12759_20092019164943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ KELLY " "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60023 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3417 "inscrito_id" => 12759 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE NÍVEL SUPERIOR EM PATOS, PARAÍBA" "resumo" => "A BUSCA PELA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TEM PROVOCADO REFLEXÕES EM DIFERENTES CAMPOS DE FORMAÇÃO E PESQUISA, POIS ELA DEVE SER COMPREENDIDA COM CLAREZA PELOS PROFESSORES. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI CONHECER A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE NÍVEL SUPERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO CONSTITUÍDO POR DEZ AFIRMATIVAS, SEGUNDO O MODELO DE ESCALA DE LIKERT, E QUATRO QUESTÕES DISCURSIVAS, RELACIONADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DOCENTE. O ESTUDO TEVE CARÁTER QUANTITATIVO E PARTICIPARAM DA PESQUISA 24 ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA. A PESQUISA ENVOLVEU ALUNOS DE PERÍODOS INICIAIS (45,8%) E PRÓXIMOS À CONCLUSÃO (54,2%) DO CURSO. PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS COMPREENDIAM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUA FORMAÇÃO, NO ENTANTO, SOMENTE 37,5% (N = 9) DELES AFIRMARAM PARTICIPAR DE ATIVIDADES COM ESTE ENFOQUE NA UNIVERSIDADE. 79,2% (N = 19) DOS ALUNOS REPORTARAM SEREM INCAPAZES PARA DESENVOLVER PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. EVIDENCIOU-SE A FALTA DE PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES, AO CONSIDERAR AS CONDIÇÕES PARA DESENVOLVER ALGUMAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS. NESSE SENTIDO, É FUNDAMENTAL QUE AS UNIVERSIDADES E OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INSIRAM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO COMPONENTE IMPRESCINDÍVEL PARA SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES E ESTES, QUANDO EDUCADORES, POSSAM PROMOVER MUDANÇAS NO PROCESSO EDUCATIVO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, PROCESSO EDUCATIVO, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID12759_20092019164943.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ KELLY FORMIGA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ KELLY " "autor_email" => "thaynak98@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }