OS CONTEÚDOS CURRICULARES, PRESSUPOSTOS NORTEADORES DA PRÁTICA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM,
NÃO PODEM SER DESCONECTADOS DA PRÁTICA SOCIAL. É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR CONHEÇA A
REALIDADE DOS ALUNOS PARA QUE OS CONTEÚDOS CONSIGAM DIALOGAR COM AS NECESSIDADES E OS DESEJOS
DELES, PROTAGONISTAS DOS SABERES E DOS QUERERES; OS DOCENTES, POR SUA VEZ, INTERLOCUTORES DO
APRENDER, DO APREENDER E DO SABER FAZER, DEVEM FICAR CÔNSCIO DESSA NECESSIDADE. NESTA JUNÇÃO
DUAL, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR OS
SABERES DO ALUNO, CONSTRUÍDOS SOCIALMENTE NAS PRÁTICAS COTIDIANAS, COMO TAMBÉM ANALISAR A
RELAÇÃO DESSES SABERES COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES TRABALHADOS PELOS PROFESSORES DO CENTRO
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE. PARA TANTO,
PERCEBE-SE QUE AS MATRIZES CURRICULARES E SEUS ASSUNTOS, TEORIA E PRÁTICA, QUE OS ALUNOS ESTUDAM
NA SALA DE AULA NÃO PODEM SER DESCONECTADAS DA VIVÊNCIA COTIDIANA. ASSIM, COM ESSA REFLEXÃO,
PROCURA-SE RESPONDER AOS OBJETIVOS, BEM COMO DELINEAR O DESENHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA
REFERIDA ESCOLA MEDIANTE UM ESTUDO DE CASO. ESPERA-SE COM O ESCRITO APONTAR POSSÍVEIS VERTENTES
DE NOVAS PRÁTICAS DOCENTES, UMA VEZ QUE SE NOTA A NECESSIDADE DE O PROFESSOR TRANSFORMAR O
MOMENTO DE ATENDIMENTO AO ALUNO MAIS SIGNIFICATIVO INOVANDO ASSIM SUA GESTÃO PEDAGÓGICA E
FAZENDO DAS AULAS, UM ACORDO PLUSSIGNIFICATIVO DO QUE DE FATO É EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÃO.