Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VALORIZAÇÃO DOS SABERES DO ALUNO NOS CONTEÚDOS CURRÍCULARES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-CEJA DE JUAZEIRO DO NORTE-CE.

Palavra-chaves: EJA, SABERES POPULARES, CONTEÚDO CURRICULAR Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62972
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2336
    "inscrito_id" => 11591
    "titulo" => "VALORIZAÇÃO DOS SABERES DO ALUNO NOS CONTEÚDOS CURRÍCULARES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-CEJA DE JUAZEIRO DO NORTE-CE."
    "resumo" => """
      OS CONTEÚDOS CURRICULARES, PRESSUPOSTOS NORTEADORES DA PRÁTICA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM,\r\n
      NÃO PODEM SER DESCONECTADOS DA PRÁTICA SOCIAL. É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR CONHEÇA A\r\n
      REALIDADE DOS ALUNOS PARA QUE OS CONTEÚDOS CONSIGAM DIALOGAR COM AS NECESSIDADES E OS DESEJOS\r\n
      DELES, PROTAGONISTAS DOS SABERES E DOS QUERERES; OS DOCENTES, POR SUA VEZ, INTERLOCUTORES DO\r\n
      APRENDER, DO APREENDER E DO SABER FAZER, DEVEM FICAR CÔNSCIO DESSA NECESSIDADE. NESTA JUNÇÃO\r\n
      DUAL, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR OS\r\n
      SABERES DO ALUNO, CONSTRUÍDOS SOCIALMENTE NAS PRÁTICAS COTIDIANAS, COMO TAMBÉM ANALISAR A\r\n
      RELAÇÃO DESSES SABERES COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES TRABALHADOS PELOS PROFESSORES DO CENTRO\r\n
      DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE. PARA TANTO,\r\n
      PERCEBE-SE QUE AS MATRIZES CURRICULARES E SEUS ASSUNTOS, TEORIA E PRÁTICA, QUE OS ALUNOS ESTUDAM\r\n
      NA SALA DE AULA NÃO PODEM SER DESCONECTADAS DA VIVÊNCIA COTIDIANA. ASSIM, COM ESSA REFLEXÃO,\r\n
      PROCURA-SE RESPONDER AOS OBJETIVOS, BEM COMO DELINEAR O DESENHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA\r\n
      REFERIDA ESCOLA MEDIANTE UM ESTUDO DE CASO. ESPERA-SE COM O ESCRITO APONTAR POSSÍVEIS VERTENTES\r\n
      DE NOVAS PRÁTICAS DOCENTES, UMA VEZ QUE SE NOTA A NECESSIDADE DE O PROFESSOR TRANSFORMAR O\r\n
      MOMENTO DE ATENDIMENTO AO ALUNO MAIS SIGNIFICATIVO INOVANDO ASSIM SUA GESTÃO PEDAGÓGICA E\r\n
      FAZENDO DAS AULAS, UM ACORDO PLUSSIGNIFICATIVO DO QUE DE FATO É EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÃO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, SABERES POPULARES, CONTEÚDO CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID11591_16082019121402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MOREIRA FIRMINO"
    "autor_nome_curto" => "FIRMINO"
    "autor_email" => "francisco.moreira@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62972
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2336
    "inscrito_id" => 11591
    "titulo" => "VALORIZAÇÃO DOS SABERES DO ALUNO NOS CONTEÚDOS CURRÍCULARES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-CEJA DE JUAZEIRO DO NORTE-CE."
    "resumo" => """
      OS CONTEÚDOS CURRICULARES, PRESSUPOSTOS NORTEADORES DA PRÁTICA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM,\r\n
      NÃO PODEM SER DESCONECTADOS DA PRÁTICA SOCIAL. É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR CONHEÇA A\r\n
      REALIDADE DOS ALUNOS PARA QUE OS CONTEÚDOS CONSIGAM DIALOGAR COM AS NECESSIDADES E OS DESEJOS\r\n
      DELES, PROTAGONISTAS DOS SABERES E DOS QUERERES; OS DOCENTES, POR SUA VEZ, INTERLOCUTORES DO\r\n
      APRENDER, DO APREENDER E DO SABER FAZER, DEVEM FICAR CÔNSCIO DESSA NECESSIDADE. NESTA JUNÇÃO\r\n
      DUAL, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR OS\r\n
      SABERES DO ALUNO, CONSTRUÍDOS SOCIALMENTE NAS PRÁTICAS COTIDIANAS, COMO TAMBÉM ANALISAR A\r\n
      RELAÇÃO DESSES SABERES COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES TRABALHADOS PELOS PROFESSORES DO CENTRO\r\n
      DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE. PARA TANTO,\r\n
      PERCEBE-SE QUE AS MATRIZES CURRICULARES E SEUS ASSUNTOS, TEORIA E PRÁTICA, QUE OS ALUNOS ESTUDAM\r\n
      NA SALA DE AULA NÃO PODEM SER DESCONECTADAS DA VIVÊNCIA COTIDIANA. ASSIM, COM ESSA REFLEXÃO,\r\n
      PROCURA-SE RESPONDER AOS OBJETIVOS, BEM COMO DELINEAR O DESENHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA\r\n
      REFERIDA ESCOLA MEDIANTE UM ESTUDO DE CASO. ESPERA-SE COM O ESCRITO APONTAR POSSÍVEIS VERTENTES\r\n
      DE NOVAS PRÁTICAS DOCENTES, UMA VEZ QUE SE NOTA A NECESSIDADE DE O PROFESSOR TRANSFORMAR O\r\n
      MOMENTO DE ATENDIMENTO AO ALUNO MAIS SIGNIFICATIVO INOVANDO ASSIM SUA GESTÃO PEDAGÓGICA E\r\n
      FAZENDO DAS AULAS, UM ACORDO PLUSSIGNIFICATIVO DO QUE DE FATO É EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÃO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, SABERES POPULARES, CONTEÚDO CURRICULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID11591_16082019121402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MOREIRA FIRMINO"
    "autor_nome_curto" => "FIRMINO"
    "autor_email" => "francisco.moreira@urca.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OS CONTEÚDOS CURRICULARES, PRESSUPOSTOS NORTEADORES DA PRÁTICA DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, NÃO PODEM SER DESCONECTADOS DA PRÁTICA SOCIAL. É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR CONHEÇA A REALIDADE DOS ALUNOS PARA QUE OS CONTEÚDOS CONSIGAM DIALOGAR COM AS NECESSIDADES E OS DESEJOS DELES, PROTAGONISTAS DOS SABERES E DOS QUERERES; OS DOCENTES, POR SUA VEZ, INTERLOCUTORES DO APRENDER, DO APREENDER E DO SABER FAZER, DEVEM FICAR CÔNSCIO DESSA NECESSIDADE. NESTA JUNÇÃO DUAL, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO PROPOR UMA REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE VALORIZAR OS SABERES DO ALUNO, CONSTRUÍDOS SOCIALMENTE NAS PRÁTICAS COTIDIANAS, COMO TAMBÉM ANALISAR A RELAÇÃO DESSES SABERES COM OS CONTEÚDOS CURRICULARES TRABALHADOS PELOS PROFESSORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA, NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE. PARA TANTO, PERCEBE-SE QUE AS MATRIZES CURRICULARES E SEUS ASSUNTOS, TEORIA E PRÁTICA, QUE OS ALUNOS ESTUDAM NA SALA DE AULA NÃO PODEM SER DESCONECTADAS DA VIVÊNCIA COTIDIANA. ASSIM, COM ESSA REFLEXÃO, PROCURA-SE RESPONDER AOS OBJETIVOS, BEM COMO DELINEAR O DESENHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA REFERIDA ESCOLA MEDIANTE UM ESTUDO DE CASO. ESPERA-SE COM O ESCRITO APONTAR POSSÍVEIS VERTENTES DE NOVAS PRÁTICAS DOCENTES, UMA VEZ QUE SE NOTA A NECESSIDADE DE O PROFESSOR TRANSFORMAR O MOMENTO DE ATENDIMENTO AO ALUNO MAIS SIGNIFICATIVO INOVANDO ASSIM SUA GESTÃO PEDAGÓGICA E FAZENDO DAS AULAS, UM ACORDO PLUSSIGNIFICATIVO DO QUE DE FATO É EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.