Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DROPS DE FÍSICA - UMA ALTERNATIVA DE ENSINO EXPERIMENTAL

Palavra-chaves: DROPS DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59989
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5403
    "inscrito_id" => 14624
    "titulo" => "DROPS DE FÍSICA - UMA ALTERNATIVA DE ENSINO EXPERIMENTAL"
    "resumo" => """
      O ENSINO DE FÍSICA SE TORNA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, UMA PREOCUPAÇÃO PARA DIVERSOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO PELO FATO DA FÍSICA SER VISTA PELOS ALUNOS COMO UMA DISCIPLINA DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. ASSIM, O PROBLEMA DESAFIA O PROFESSOR A CRIAR ESTRATÉGIAS QUE DINAMIZEM O ENSINO E FAÇA A FÍSICA SER COMPREENDIDA E UTILIZADA NO DIA A DIA DO ALUNO.\r\n
      ESTE PANORAMA LEVOU ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA A PROPOR UMA ALTERNATIVA DE INSERÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM CAMPINA GRANDE ATRAVÉS DE PEQUENAS UNIDADES, COMO A BALA DROPS, DE ENSINO EXPERIMENTAL. O DROPS DE FÍSICA OFERECE AOS PROFESSORES UM CARDÁPIO DE EXPERIMENTOS PRONTOS COM ROTEIROS, MATERIAL E “EQUIPE DE TRABALHO”, VISA FACILITAR A DISCUSSÃO CONCEITUAL DE FENÔMENOS DA FÍSICA E OFERECER ALTERNATIVAS QUE POSSIBILITEM A MODELAGEM.\r\n
      A EQUIPE DO DROPS DESENVOLVEU UM PORTFÓLIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS – CARDÁPIO DROPS, QUE É OFERECIDO ÀS ESCOLAS E, COM A ANUÊNCIA DO(S) PROFESSOR(ES) DA(S) TURMA(S), AS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS COM OS ALUNOS DENTRO OU FORA DO HORÁRIO DE AULAS DE ACORDO COM A CONVENIÊNCIA DA ESCOLA. AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CARDÁPIO SÃO COMPATÍVEIS COM OS PCNS DO ENSINO MÉDIO E DO 9 O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BEM COMO COM A BNCC DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO NOVO ENSINO MÉDIO.\r\n
      O PROJETO DROPS MOSTROU QUE TEM O POTENCIAL DE AJUDAR NA DESMISTIFICAÇÃO DA FÍSICA, QUE PERMITE UMA INICIAÇÃO SUAVE, MAS CONSISTENTE À DOCÊNCIA E QUE AUXILIA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS NA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DROPS DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID14624_04102019142353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÉSAR TEIXEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CÉSAR RODRIGUES"
    "autor_email" => "cesartr.ufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59989
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5403
    "inscrito_id" => 14624
    "titulo" => "DROPS DE FÍSICA - UMA ALTERNATIVA DE ENSINO EXPERIMENTAL"
    "resumo" => """
      O ENSINO DE FÍSICA SE TORNA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, UMA PREOCUPAÇÃO PARA DIVERSOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO PELO FATO DA FÍSICA SER VISTA PELOS ALUNOS COMO UMA DISCIPLINA DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. ASSIM, O PROBLEMA DESAFIA O PROFESSOR A CRIAR ESTRATÉGIAS QUE DINAMIZEM O ENSINO E FAÇA A FÍSICA SER COMPREENDIDA E UTILIZADA NO DIA A DIA DO ALUNO.\r\n
      ESTE PANORAMA LEVOU ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA A PROPOR UMA ALTERNATIVA DE INSERÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM CAMPINA GRANDE ATRAVÉS DE PEQUENAS UNIDADES, COMO A BALA DROPS, DE ENSINO EXPERIMENTAL. O DROPS DE FÍSICA OFERECE AOS PROFESSORES UM CARDÁPIO DE EXPERIMENTOS PRONTOS COM ROTEIROS, MATERIAL E “EQUIPE DE TRABALHO”, VISA FACILITAR A DISCUSSÃO CONCEITUAL DE FENÔMENOS DA FÍSICA E OFERECER ALTERNATIVAS QUE POSSIBILITEM A MODELAGEM.\r\n
      A EQUIPE DO DROPS DESENVOLVEU UM PORTFÓLIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS – CARDÁPIO DROPS, QUE É OFERECIDO ÀS ESCOLAS E, COM A ANUÊNCIA DO(S) PROFESSOR(ES) DA(S) TURMA(S), AS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS COM OS ALUNOS DENTRO OU FORA DO HORÁRIO DE AULAS DE ACORDO COM A CONVENIÊNCIA DA ESCOLA. AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CARDÁPIO SÃO COMPATÍVEIS COM OS PCNS DO ENSINO MÉDIO E DO 9 O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BEM COMO COM A BNCC DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO NOVO ENSINO MÉDIO.\r\n
      O PROJETO DROPS MOSTROU QUE TEM O POTENCIAL DE AJUDAR NA DESMISTIFICAÇÃO DA FÍSICA, QUE PERMITE UMA INICIAÇÃO SUAVE, MAS CONSISTENTE À DOCÊNCIA E QUE AUXILIA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS NA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DROPS DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID14624_04102019142353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÉSAR TEIXEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CÉSAR RODRIGUES"
    "autor_email" => "cesartr.ufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO DE FÍSICA SE TORNA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA, UMA PREOCUPAÇÃO PARA DIVERSOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO PELO FATO DA FÍSICA SER VISTA PELOS ALUNOS COMO UMA DISCIPLINA DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. ASSIM, O PROBLEMA DESAFIA O PROFESSOR A CRIAR ESTRATÉGIAS QUE DINAMIZEM O ENSINO E FAÇA A FÍSICA SER COMPREENDIDA E UTILIZADA NO DIA A DIA DO ALUNO. ESTE PANORAMA LEVOU ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA A PROPOR UMA ALTERNATIVA DE INSERÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM CAMPINA GRANDE ATRAVÉS DE PEQUENAS UNIDADES, COMO A BALA DROPS, DE ENSINO EXPERIMENTAL. O DROPS DE FÍSICA OFERECE AOS PROFESSORES UM CARDÁPIO DE EXPERIMENTOS PRONTOS COM ROTEIROS, MATERIAL E “EQUIPE DE TRABALHO”, VISA FACILITAR A DISCUSSÃO CONCEITUAL DE FENÔMENOS DA FÍSICA E OFERECER ALTERNATIVAS QUE POSSIBILITEM A MODELAGEM. A EQUIPE DO DROPS DESENVOLVEU UM PORTFÓLIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS – CARDÁPIO DROPS, QUE É OFERECIDO ÀS ESCOLAS E, COM A ANUÊNCIA DO(S) PROFESSOR(ES) DA(S) TURMA(S), AS ATIVIDADES SÃO REALIZADAS COM OS ALUNOS DENTRO OU FORA DO HORÁRIO DE AULAS DE ACORDO COM A CONVENIÊNCIA DA ESCOLA. AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CARDÁPIO SÃO COMPATÍVEIS COM OS PCNS DO ENSINO MÉDIO E DO 9 O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BEM COMO COM A BNCC DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO NOVO ENSINO MÉDIO. O PROJETO DROPS MOSTROU QUE TEM O POTENCIAL DE AJUDAR NA DESMISTIFICAÇÃO DA FÍSICA, QUE PERMITE UMA INICIAÇÃO SUAVE, MAS CONSISTENTE À DOCÊNCIA E QUE AUXILIA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS NA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.