ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETO OS PROTOCOLOS AVALIATIVOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – MAIS PAIC, ESPECIFICAMENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMO AÇÃO EFICAZ PARA ALAVANCAR OS ÍNDICES EDUCACIONAIS, ALCANÇADOS POR MEIO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS A QUE OS ALUNOS CEARENSES SÃO SUBMETIDOS: SAEB E SPAECE, COM FOCO NA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA. JUSTIFICAMOS A RELEVÂNCIA DESTE TRABALHO PELA OPORTUNIDADE DE ANALISAR OS RESULTADOS ATÉ ENTÃO ALCANÇADOS PELO MUNICÍPIO DE ACOPIARA, QUE É TOMADO AQUI COMO PARÂMETRO PARA VERIFICAR A EFETIVIDADE DO TRABALHO DE PREPARAÇÃO PARA OS TESTES, QUE SE CONSTITUI COMO NOSSO OBJETIVO GERAL. ESPECIFICAMENTE, PRETENDEMOS: AVALIAR OS RESULTADOS DO MUNICÍPIO NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS, A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PAIC E DISCUTIR SOBRE A EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DOS PROTOCOLOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA MAIS PAIC, COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA; VERIFICAR SE OS RESULTADOS DOS PROTOCOLOS SÃO UTILIZADOS COMO PONTO DE PARTIDA PARA AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS. NOSSA METODOLOGIA CONSTOU DE UMA PESQUISA DE NATUREZA BÁSICA E, QUANTO AOS OBJETIVOS, EXPLORATÓRIA. UTILIZAREMOS COMO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA EM LUCKESI (2011), ROMÃO (2011), CASTRO (2006), ENTRE OUTROS; E DOCUMENTAL, EM QUE ANALISAMOS OS BOLETINS DE DESEMPENHO REFERENTES ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS E AS PLANILHAS COM OS RESULTADOS DE AVALIAÇÃO DOS PROTOCOLOS. OS RESULTADOS NOS PERMITEM APONTAR QUE OS PROTOCOLOS SÃO EFICAZES PARA DIAGNOSTICAR E SUBSIDIAR O PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E QUE A INCLUSÃO DOS ANOS FINAIS NO PROGRAMA MAIS PAIC É VISTA COMO AÇÃO EFETIVA PARA QUE OS MUNICÍPIOS CEARENSES ALCANCEM A PROFICIÊNCIA ADEQUADA.