AS METODOLOGIAS ATIVAS (DE APRENDIZAGEM) (MA OU MAA) SÃO PRÁTICAS QUE PROPORCIONAM AO DISCENTE SER O PROTAGONISTA E, COM O AUXÍLIO DELAS, GRANDES TRANSFORMAÇÕES EDUCATIVAS SÃO VISUALIZADAS. DITO ISSO, O PRESENTE ESTUDO CONSISTE NUMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA SOBRE AS MA E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE BIOLOGIA. DESSA FORMA, O ARTIGO VISA EXPOR O RESULTADO DA SELEÇÃO, COMPREENSÃO E INTEGRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE DIVERSAS OBRAS SOBRE OS TEMAS CITADOS E JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE COMPREENDER TAIS MECANISMOS PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. NESSA PERSPECTIVA, É POSSÍVEL RESSALTAR A DIVERSIDADE DE CONCEITOS E FORMAS DE MAA E AO MESMO TEMPO PODE-SE AFIRMAR QUE, PARA O ENSINO EFETIVO DE BIOLOGIA OU DE QUALQUER OUTRA CIÊNCIA, DEVE-SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A IDEIA DE APRENDIZAGEM ATIVA, DA QUAL DERIVAM AS MA, E QUE VISA DESMISTIFICAR A CONHECIDA “DECOREBA”, NO INTUITO DE FORMAR CIDADÃOS LETRADOS E REFLEXIVOS QUE COMPREENDAM O SENTIDO PRÁTICO E O CONTEXTO DE APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS. DESTACA-SE AINDA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO QUADRO SÍNTESE DOS TIPOS DE MAA ENCONTRADAS NAS LITERATURAS, NO INTUITO DE PERMITIR MAIOR DISSEMINAÇÃO, COMPREENSÃO E INOVAÇÃO NESSA ÁREA.