Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIDERANÇA COMPARTILHADA NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: LIDERANÇA COMPARTILHADA, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PROTAGONISMO ESTUDANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O CONCEITO DE LIDERANÇA ASSIMILADO PELA SOCIEDADE VARIA DE ACORDO COM CIRCUNSTÂNCIAS, PÚBLICO ENVOLVIDO E ATIVIDADE FIM. PARTICULARMENTE, NA EDUCAÇÃO, ESTE CONCEITO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, TENDO EM VISTA OS DIFERENTES MOMENTOS EM QUE APARECE NA FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O PROJETO “DIRETORES POR UM DIA” DESENVOLVIDO NA EMEI NELSON MANDELA, EM SÃO PAULO, COM BASE NOS PARADIGMAS DE LIDERANÇA COMPARTILHADA E GESTÃO DEMOCRÁTICA, AFIM DE COMPREENDER COMO A CAPILARIDADE NAS DECISÕES ESCOLARES INFLUENCIA A MOTIVAÇÃO DOS ENVOLVIDOS E A QUALIDADE DA ESCOLA. ESTA EMEI POSSUI UMA HISTÓRIA INTERESSANTE, POIS FOI CRIADA NA DÉCADA DE 1950, NUM LOCAL CONCEBIDO COMO PARQUE INFANTIL. INSPIRADO NA ESCOLA NOVA, DEFENSORA DA AUTONOMIA DAS CRIANÇAS, DA PRÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO, E DA IMPORTÂNCIA DA SOCIABILIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR, MÁRIO DE ANDRADE APRESENTOU ESTES ESPAÇOS EM 1934. ELES ANTECIPAVAM OS CONCEITOS DE CULTURA DA INFÂNCIA E DE EDUCAÇÃO INFANTIL. CIBELE RACY, ATUAL GESTORA DESTA ESCOLA, VOLTA A PROPOR ESSA AUTONOMIA COM ESTE PROJETO. COMO UM ESTUDO DE CASO, COMPOSTO POR PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL, ROTEIRO PRÉVIO DE OBSERVAÇÃO, E PROCESSO DE ANÁLISE DE EVIDÊNCIAS, O PRESENTE TRABALHO MOSTRARÁ COMO, EM UM CONTEXTO ESCOLAR NORMALMENTE POUCO COOPERATIVO, PROJETOS DESTE TIPO AJUDAM A DESMISTIFICAR A IMAGEM DE RIVALIDADE ESTUDANTIL NO COTIDIANO ESCOLAR, BEM COMO DE PODER AUTOCRÁTICO NA GESTÃO. AS PRIMEIRAS ANÁLISES APONTAM PARA UM FATO RELEVANTE: MAIOR AUTONOMIA ESTUDANTIL IMPLICA EM MAIOR MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES, E POR CONSEQUÊNCIA EM UMA PROATIVIDADE, QUE FAVORECE VÁRIOS ASPECTOS DA ESCOLA.

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