ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES QUE ATUAM COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE. A PROPOSTA TEÓRICA-METODOLÓGICA FORMULADA POR PIKLER E QUE UTILIZAMOS NESTE TRABALHO, ABORDA A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO E DO BRINCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA, E COLOCA O BEBÊ E A CRIANÇA PEQUENA NO LUGAR DE POTENCIALIDADE COMO UM SUJEITO ATIVO. ENTENDEMOS QUE OS PILARES DESSA ABORDAGEM: SEGURANÇA AFETIVA E MOVIMENTO LIVRE, PERMITEM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E AUTÔNOMO. NESTE SENTIDO, COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI REALIZADO UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA, QUE UTILIZOU AS BASES DE DADOS DA CAPES, BDTD E DO GOOGLE ACADÊMICO, TENDO A PROPOSTA DE ANALISAR OS TRABALHOS PUBLICADOS ENTRE O PERÍODO DE 2009 A 2019, QUE FAZEM REFERÊNCIA A ABORDAGEM PIKLER, E MAIS ESPECIFICAMENTE A TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA PRIMEIRA INFÂNCIA. DESSES MATERIAIS ENCONTRADOS, 190 FORAM VISTOS COMO DE POTENCIAL INTERESSE, SENDO FILTRADAS 17 PUBLICAÇÕES QUE ANALISADAS, RESTARAM 7 QUE TINHAM COMO EIXO CENTRAL A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE, AS QUAIS FORAM ANALISADAS QUALITATIVAMENTE. OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM CATEGORIZADOS EM TRÊS TEMAS RECORRENTES DAS PUBLICAÇÕES ANALISADAS: 1. CONCEPÇÃO DE CRIANÇA; 2. A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS; 3. A QUALIDADE DO CUIDADO. OS ACHADOS DAS PESQUISAS INDICAM QUE A FORMAÇÃO PARA ESSES EDUCADORES PRECISAM APROFUNDAR AS DISCUSSÕES SOBRE O COTIDIANO E A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA, SOBRE UMA ESCUTA ATENTA E SENSÍVEL AOS BEBÊS E AS CRIANÇAS PEQUENAS, ISTO É, SOBRE UMA PEDAGOGIA DE DETALHES.