AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER PARA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59165 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5461 "inscrito_id" => 2616 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER PARA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES QUE ATUAM COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE. A PROPOSTA TEÓRICA-METODOLÓGICA FORMULADA POR PIKLER E QUE UTILIZAMOS NESTE TRABALHO, ABORDA A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO E DO BRINCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA, E COLOCA O BEBÊ E A CRIANÇA PEQUENA NO LUGAR DE POTENCIALIDADE COMO UM SUJEITO ATIVO. ENTENDEMOS QUE OS PILARES DESSA ABORDAGEM: SEGURANÇA AFETIVA E MOVIMENTO LIVRE, PERMITEM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E AUTÔNOMO. NESTE SENTIDO, COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI REALIZADO UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA, QUE UTILIZOU AS BASES DE DADOS DA CAPES, BDTD E DO GOOGLE ACADÊMICO, TENDO A PROPOSTA DE ANALISAR OS TRABALHOS PUBLICADOS ENTRE O PERÍODO DE 2009 A 2019, QUE FAZEM REFERÊNCIA A ABORDAGEM PIKLER, E MAIS ESPECIFICAMENTE A TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA PRIMEIRA INFÂNCIA. DESSES MATERIAIS ENCONTRADOS, 190 FORAM VISTOS COMO DE POTENCIAL INTERESSE, SENDO FILTRADAS 17 PUBLICAÇÕES QUE ANALISADAS, RESTARAM 7 QUE TINHAM COMO EIXO CENTRAL A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE, AS QUAIS FORAM ANALISADAS QUALITATIVAMENTE. OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM CATEGORIZADOS EM TRÊS TEMAS RECORRENTES DAS PUBLICAÇÕES ANALISADAS: 1. CONCEPÇÃO DE CRIANÇA; 2. A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS; 3. A QUALIDADE DO CUIDADO. OS ACHADOS DAS PESQUISAS INDICAM QUE A FORMAÇÃO PARA ESSES EDUCADORES PRECISAM APROFUNDAR AS DISCUSSÕES SOBRE O COTIDIANO E A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA, SOBRE UMA ESCUTA ATENTA E SENSÍVEL AOS BEBÊS E AS CRIANÇAS PEQUENAS, ISTO É, SOBRE UMA PEDAGOGIA DE DETALHES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "BEBÊ E CRIANÇA PEQUENA, FORMAÇÃO DE EDUCADORES, ABORDAGEM PIKLER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID2616_03102019141725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CAROLINA MARQUES" "autor_email" => "carolina.msantos04@gmail." "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59165 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5461 "inscrito_id" => 2616 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER PARA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM PIKLER NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES QUE ATUAM COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE. A PROPOSTA TEÓRICA-METODOLÓGICA FORMULADA POR PIKLER E QUE UTILIZAMOS NESTE TRABALHO, ABORDA A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO E DO BRINCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA, E COLOCA O BEBÊ E A CRIANÇA PEQUENA NO LUGAR DE POTENCIALIDADE COMO UM SUJEITO ATIVO. ENTENDEMOS QUE OS PILARES DESSA ABORDAGEM: SEGURANÇA AFETIVA E MOVIMENTO LIVRE, PERMITEM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E AUTÔNOMO. NESTE SENTIDO, COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI REALIZADO UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA, QUE UTILIZOU AS BASES DE DADOS DA CAPES, BDTD E DO GOOGLE ACADÊMICO, TENDO A PROPOSTA DE ANALISAR OS TRABALHOS PUBLICADOS ENTRE O PERÍODO DE 2009 A 2019, QUE FAZEM REFERÊNCIA A ABORDAGEM PIKLER, E MAIS ESPECIFICAMENTE A TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA PRIMEIRA INFÂNCIA. DESSES MATERIAIS ENCONTRADOS, 190 FORAM VISTOS COMO DE POTENCIAL INTERESSE, SENDO FILTRADAS 17 PUBLICAÇÕES QUE ANALISADAS, RESTARAM 7 QUE TINHAM COMO EIXO CENTRAL A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE, AS QUAIS FORAM ANALISADAS QUALITATIVAMENTE. OS PRINCIPAIS RESULTADOS FORAM CATEGORIZADOS EM TRÊS TEMAS RECORRENTES DAS PUBLICAÇÕES ANALISADAS: 1. CONCEPÇÃO DE CRIANÇA; 2. A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS; 3. A QUALIDADE DO CUIDADO. OS ACHADOS DAS PESQUISAS INDICAM QUE A FORMAÇÃO PARA ESSES EDUCADORES PRECISAM APROFUNDAR AS DISCUSSÕES SOBRE O COTIDIANO E A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA, SOBRE UMA ESCUTA ATENTA E SENSÍVEL AOS BEBÊS E AS CRIANÇAS PEQUENAS, ISTO É, SOBRE UMA PEDAGOGIA DE DETALHES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "BEBÊ E CRIANÇA PEQUENA, FORMAÇÃO DE EDUCADORES, ABORDAGEM PIKLER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID2616_03102019141725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINA MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CAROLINA MARQUES" "autor_email" => "carolina.msantos04@gmail." "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }