O PRESENTE ARTIGO VISA RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), ATRAVÉS DE PROJETO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM DUAS GRANDES ÁREAS DE MAIORES DIFICULDADES DOS ALUNOS: LEITURA E ESCRITA. UMA VEZ QUE É DE SUMA RELEVÂNCIA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESSES RESPECTIVOS CONTEÚDOS, VISANDO PROPORCIONAR O GOSTO PELO ATO DE LER E PRODUZIR TEXTOS. O ARTIGO POSSUI SUA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DIVIDIDA TRÊS TÓPICOS, SENDO ELES: LEITURA, ONDE É FEITA UMA CONTEXTUALIZAÇÃO A RESPEITO SUA RELEVÂNCIA PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTOS DOS ALUNOS, EM SEGUIDA, PRODUÇÃO TEXTUAL, COM EMBASAMENTO TEÓRICO DISCORRIDO SOBRE ELEMENTOS IMPRESCINDÍVEIS RELACIONADOS À PRÁTICA DA ESCRITA, E LEITURA IMAGÉTICA COMO RECURSO DIDÁTICO. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS COMO EMBASAMENTO TEÓRICO AUTORES QUE ABORDAM CONCEPÇÕES ACERCA DESSAS ÁREAS, SENDO ELES: KLOCH E ELIAS (2014),PARAÍSO (2010), FREIRE (2008), ALENCAR (2007),KLEIMAN (2007), SILVA (2002), VIANA (2002), SILVA (2001), PRESTES (2000) E KALINKE (1999).