A RELEVÂNCIA DA LEITURA E COMPETÊNCIA TEXTUAL A PARTIR DA OBRA MEU PÉ DE LARANJA LIMA: UMA EXPERIÊNCIA DE PIBID
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58773 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1536 "inscrito_id" => 5353 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA LEITURA E COMPETÊNCIA TEXTUAL A PARTIR DA OBRA MEU PÉ DE LARANJA LIMA: UMA EXPERIÊNCIA DE PIBID" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO VISA RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), ATRAVÉS DE PROJETO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM DUAS GRANDES ÁREAS DE MAIORES DIFICULDADES DOS ALUNOS: LEITURA E ESCRITA. UMA VEZ QUE É DE SUMA RELEVÂNCIA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESSES RESPECTIVOS CONTEÚDOS, VISANDO PROPORCIONAR O GOSTO PELO ATO DE LER E PRODUZIR TEXTOS. O ARTIGO POSSUI SUA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DIVIDIDA TRÊS TÓPICOS, SENDO ELES: LEITURA, ONDE É FEITA UMA CONTEXTUALIZAÇÃO A RESPEITO SUA RELEVÂNCIA PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTOS DOS ALUNOS, EM SEGUIDA, PRODUÇÃO TEXTUAL, COM EMBASAMENTO TEÓRICO DISCORRIDO SOBRE ELEMENTOS IMPRESCINDÍVEIS RELACIONADOS À PRÁTICA DA ESCRITA, E LEITURA IMAGÉTICA COMO RECURSO DIDÁTICO. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS COMO EMBASAMENTO TEÓRICO AUTORES QUE ABORDAM CONCEPÇÕES ACERCA DESSAS ÁREAS, SENDO ELES: KLOCH E ELIAS (2014),PARAÍSO (2010), FREIRE (2008), ALENCAR (2007),KLEIMAN (2007), SILVA (2002), VIANA (2002), SILVA (2001), PRESTES (2000) E KALINKE (1999)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LEITURA;, PRODUÇÃO TEXTUAL;, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID5353_14082019143026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA PEREIRA" "autor_email" => "vanessapereira16303@gmail" "autor_ies" => "IEAA-UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58773 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1536 "inscrito_id" => 5353 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA LEITURA E COMPETÊNCIA TEXTUAL A PARTIR DA OBRA MEU PÉ DE LARANJA LIMA: UMA EXPERIÊNCIA DE PIBID" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO VISA RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DE PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), ATRAVÉS DE PROJETO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM DUAS GRANDES ÁREAS DE MAIORES DIFICULDADES DOS ALUNOS: LEITURA E ESCRITA. UMA VEZ QUE É DE SUMA RELEVÂNCIA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESSES RESPECTIVOS CONTEÚDOS, VISANDO PROPORCIONAR O GOSTO PELO ATO DE LER E PRODUZIR TEXTOS. O ARTIGO POSSUI SUA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DIVIDIDA TRÊS TÓPICOS, SENDO ELES: LEITURA, ONDE É FEITA UMA CONTEXTUALIZAÇÃO A RESPEITO SUA RELEVÂNCIA PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTOS DOS ALUNOS, EM SEGUIDA, PRODUÇÃO TEXTUAL, COM EMBASAMENTO TEÓRICO DISCORRIDO SOBRE ELEMENTOS IMPRESCINDÍVEIS RELACIONADOS À PRÁTICA DA ESCRITA, E LEITURA IMAGÉTICA COMO RECURSO DIDÁTICO. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS COMO EMBASAMENTO TEÓRICO AUTORES QUE ABORDAM CONCEPÇÕES ACERCA DESSAS ÁREAS, SENDO ELES: KLOCH E ELIAS (2014),PARAÍSO (2010), FREIRE (2008), ALENCAR (2007),KLEIMAN (2007), SILVA (2002), VIANA (2002), SILVA (2001), PRESTES (2000) E KALINKE (1999)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LEITURA;, PRODUÇÃO TEXTUAL;, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA;" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID5353_14082019143026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA PEREIRA" "autor_email" => "vanessapereira16303@gmail" "autor_ies" => "IEAA-UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }