ESTE TRABALHO É UM RECORTE DA PESQUISA DE MESTRADO E CONFIGURA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. TEM COMO OBJETIVO ANALISAR UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PROPOSTA DE ENSINO QUE ACONTECEU EM QUATRO DIAS, FOI DESENVOLVIDA A DESENVOLVIDA A PARTIR DA OBRA DOIS CHAPÉUS VERMELHINHOS DE RONALDO SIMÕES COELHO E ILUSTRAÇÕES DE HUMBERTO GUIMARÃES. AS AULAS FORAM OBSERVADAS, E COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI USADO O DIÁRIO DE CAMPO. O REFERENCIAL TEÓRICO SE CONSTITUI DAS REFLEXÕES DE SOARES (2016, 2004, 1985) E BRASIL (2008) NO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO; E ROMANI (2011) SOBRE O LIVRO INFANTIL. CONSTATOU-SE QUE O LIVRO INFANTIL, COM SEU POTENCIAL TEXTUAL E GRÁFICO, PODE SER UM INSTRUMENTO SIGNIFICATIVO PARA O TRABALHO COM A LEITURA E A ESCRITA. CONSIDERA-SE TAMBÉM IMPORTANTE O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL DE FORMA CONTEXTUALIZADA E COM FOCO NA USABILIDADE DO TEXTO EM UMA SITUAÇÃO REAL.