O PRESENTE ARTIGO DE PESQUISA VERSA SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DA INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO NA ESCOLA E NA SOCIEDADE. OBJETIVOU-SE POR MEIO DESSA PESQUISA, ANALISAR AS DEFICIÊNCIAS E AVANÇO NA MODALIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL QUE OS INDIVÍDUOS COM SURDEZ ENFRENTAM EM DIVERSAS SITUAÇÕES NA ATUALIDADE. A PRESENTE PESQUISA POSSUI CUNHO BIBLIOGRÁFICO E TEM COMO BASES TEÓRICAS SE ANCORARAM EM, GOTTI (1991), SASSAKI (2003) E COUTINHO (2000). NO BRASIL, A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SE INICIOU COM A CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE SURDOS-MUDOS, QUE HOJE É NACIONALMENTE CONHECIDO COMO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (I.N.E.S). OS RESULTADOS APONTAM UMA OBSERVÂNCIA DO PROCESSO DE INCLUSÃO E TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA, DO ALUNO, DO PROFESSOR E DA FAMÍLIA. É NECESSÁRIO BANIR A DISCRIMINAÇÃO DA ATUALIDADE ATRAVÉS NÃO APENAS DOS ESCLARECIMENTOS ADEQUADO À POPULAÇÃO, MAS TAMBÉM DE PROJETOS EFICIENTES QUE ATINJAM OS OBJETIVOS DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS QUE ESTÃO PRESENTES E DIFICULTAM UMA EDUCAÇÃO PRODUTIVA E VERDADEIRA.