A PRESENTE PESQUISA PAUTOU-SE NOS PRESSUPOSTOS DA AVALIAÇÃO INTERATIVA QUE ADMITE QUE A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA E O ESTÍMULO À METACOGNIÇÃO CONTRIBUEM PARA A PLASTICIDADE COGNITIVA E AUTORREGULAÇÃO DO ALUNO. NESSE SENTIDO, O TRABALHO ANALISOU A EFETIVIDADE DE INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, ESPECIALMENTE NO RACIOCÍNIO LÓGICO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI), NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA. O RECORTE TEÓRICO BASEOU-SE NO CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, DE VYGOTSKY; NA TEORIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA, DE HAYWOOD E TZURIEL E NA TEORIA ECOLÓGICA, DE BRONFENBRENNER. FOI UTILIZADO O MÉTODO LONGITUDINAL, E UM PROTOCOLO COM PROPOSTAS DE ATIVIDADES FOI CONSTRUÍDO, VISANDO AVALIAR O RACIOCÍNIO LÓGICO EM SITUAÇÕES DE PRÉ E PÓS INTERVENÇÕES COM O MATERIAL DA CAIXA LÓGICO-SIMBÓLICA. NO PRÉ-TESTE OBSERVOU-SE A PREDOMINÂNCIA DO NÍVEL PRÉ-OPERATÓRIO ENTRE OS ALUNOS. O PÓS-TESTE EVIDENCIOU AVANÇO REFERENTE ÀS HABILIDADES LÓGICAS NOS TESTES DE CONSERVAÇÃO, JOGOS DE CLASSIFICAÇÃO/LÓGICA DE CLASSES, SEQUÊNCIAS LÓGICAS, INCLUSÃO DE CLASSES, INTERSEÇÃO DE CLASSES, SERIAÇÃO E MATRIZ LÓGICA, PROMOVENDO A DESCENTRAÇÃO E A REVERSIBILIDADE NOS ALUNOS. O ESTUDO DEMONSTROU A EFICÁCIA DE INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS, ATRAVÉS DO LÚDICO, NO RACIOCÍNIO LÓGICO EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.