O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR OS CONTEÚDOS REFERENTES AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. FOI ANALISADA A COLEÇÃO PARA VIVER JUNTOS DO 6º AO 9º ANO UTILIZADA POR UMA ESCOLA DE REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARABÁ/PA, TOTALIZANDO 4 LIVROS DIDÁTICOS VERIFICANDO OS CONTEÚDOS REFERENTE ABORDAGEM DAS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS. UTILIZANDO-SE DA TÉCNICA DE PESQUISA A ANÁLISE DE CONTEÚDO NOS LIVROS DIDÁTICOS, OUTRA TÉCNICA UTILIZADA PARA PESQUISA É A ANÁLISE DOCUMENTAL QUE FORAM OS LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS REFERENTES AO TEMA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA SE DEU EM AUTORES COMO, GIL (2008), MARQUES E CALDERONI (2016), SPÓSITO (2006), TONINI (2011) E SANTOS (2005) ENTRE OUTROS QUE AUXILIARAM PARA A DISCUSSÕES REFERENTES AS TEMÁTICAS. A PESQUISA SE MOSTROU COM GRANDE RELEVÂNCIA, POIS, OS ESTUDOS VOLTADOS PARA A TEMÁTICA FAZEM PENSAR SOBRE OS CONTEÚDOS DE MATRIZ AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO CURRÍCULO DE ACORDO COM A LEI Nº. 10. 639/03, REALIZANDO UMA REFLEXÃO SOBRE COMO OS CONTEÚDOS NOS CURRÍCULOS E MATERIAIS DIDÁTICOS ESTÃO SENDO DESENVOLVIDOS SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA.