O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS PELAS ATIVIDADES DA OFICINA RÁDIO ESCOLA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, VISANDO VERIFICAR SE UMA SITUAÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO É ENTENDIDA COMO UMA CULTURA EMERGENTE QUE SE CONTRAPÕE A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS E QUE PODE REVELAR-SE COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. O ESTUDO CONTEMPLA UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA, MEDIANTE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE PERIFÉRICA, ONDE SE DESCREVE, ANALISA E INTERPRETAM-SE OS ELEMENTOS COMPREENDIDOS EM UMA ORDEM PARTICULAR DE ORGANIZAÇÃO SOCIOCULTURAL EM UM DADO CONTEXTO ESCOLAR. PARTICIPARAM DA PESQUISA: ALUNOS, PROFESSORES E GRUPO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA. COMO APORTE TEÓRICO RECORREMOS A AUTORES COMO: MORAN (2012); SUNKEL (2003); SANTILLANA (2014); LÉVY (2009); WOODS (1987); BOURDIEU, PASSERON (1992); VALENTE (1997), DENTRE OUTROS QUE TRATAM DA UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCATIVA DAS TIC NA CONTEMPORANEIDADE. COMO RESULTADOS, IDENTIFICAMOS QUE UM GRUPO DE ALUNOS PARTICIPANTES DA OFICINA RÁDIO ESCOLA QUE CONVIVEM NO TERRITÓRIO ESCOLAR, CONSTRUÍRAM EM UM ESPAÇO FORMATIVO OFICIAL, UMA CONFIGURAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA MEDIANTE INTERAÇÕES E MEDIAÇÕES COMPREENDIDAS EM RELAÇÕES DIALÓGICAS INERENTES A UMA CULTURA SITUADA, REVELANDO PRÁTICAS COMUNICACIONAIS SOCIODISCURSIVAS INOVADORAS QUE IMPULSIONARAM O DESENVOLVIMENTO DE CONTEXTOS DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. DESSE MODO, PODE-SE INFERIR QUE AS ATIVIDADES REALIZADAS NO INTERIOR DA OFICINA RÁDIO ESCOLA SÃO REVELADORAS DE NOVAS CONFIGURAÇÕES PEDAGÓGICAS ANCORADAS EM PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS CONSTITUÍDAS ATRAVÉS DE NEGOCIAÇÕES DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS SUSTENTADAS E LEGITIMADAS DE FORMA AUTÔNOMA E ESPONTÂNEA, ENSEJANDO PROTAGONISMO JUVENIL NO QUE CONCERNE À CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM E DE CONHECIMENTOS EMERGINDO ASSIM UM PROCESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA.