TEMOS, NESTE TEXTO, A PROPOSTA DE IDENTIFICAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS E PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA VIDA ACADÊMICA A PARTIR DOS RELATOS DE UMA EGRESSA. PARA ISSO, UTILIZAMOS DA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA EM AUTORES COMO PAOLI (1998); JUSTINO (2011); FREIRE (2018); OLIVEIRA E PASSEGGI (2015). ALÉM DISSO, A PESQUISA TEM SEU CARÁTER DESCRITIVO, DESENVOLVENDO A LUZ DA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA. SUA ESTRUTURA POSSUI DOIS TÓPICOS. NO PRIMEIRO ABORDANDO AS DEFINIÇÕES TEÓRICAS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO, JÁ O SEGUNDO CONSTITUI-SE COM A ENTREVISTA, DESENVOLVENDO REFLEXÕES A PARTIR DA FALA DE UMA EGRESSA. A OPORTUNIDADE DE ACESSO A PROJETOS E PROGRAMAS FORMATIVOS SÃO CAPAZES DE PROPORCIONAR UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA MAIS FUNDAMENTADA, COM EXPERIÊNCIAS QUE ENVOLVEM A TEORIA E A PRÁTICA, FORMANDO ALUNOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS.