Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÚSICA COMO FONTE HISTÓRICA NAS AULAS DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA OLÍMPIADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB)

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, MÚSICA, ONHB, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61177
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5668
    "inscrito_id" => 9724
    "titulo" => "MÚSICA COMO FONTE HISTÓRICA NAS AULAS DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA OLÍMPIADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB)"
    "resumo" => "O OBJETO DE PESQUISA DESSE ARTIGO CONCENTRA-SE NA UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO FONTE HISTÓRICA ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DA OFICINA MÚSICA COMO FONTE HISTÓRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA MINISTRADA PELOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ PARA OS ESTUDANTES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MONSENHOR LINHARES, PARTICIPANTES DA OLÍMPIADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB). A UTILIZAÇÃO DE MÚSICAS COMO DOCUMENTOS PARA A ANÁLISE DOS ESTUDANTES NAS PROVAS DA ONHB É RECORRENTE, SENDO O SEU USO PRESENTE EM DIVERSAS FASES DA OLÍMPIADA. DESSA FORMA CONSTATA-SE A MUDANÇA PROVOCADA PELA HISTÓRIA CULTURAL NO CAMPO DOS HISTORIADORES CHEGANDO ATÉ A EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO DE NOVAS FONTES NO ENSINO DE HISTÓRIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, MÚSICA, ONHB, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9724_03102019204042.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO DOS SANTOS SIQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO SIQUEIRA"
    "autor_email" => "siqueiradiego515@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61177
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5668
    "inscrito_id" => 9724
    "titulo" => "MÚSICA COMO FONTE HISTÓRICA NAS AULAS DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA OLÍMPIADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB)"
    "resumo" => "O OBJETO DE PESQUISA DESSE ARTIGO CONCENTRA-SE NA UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO FONTE HISTÓRICA ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DA OFICINA MÚSICA COMO FONTE HISTÓRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA MINISTRADA PELOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ PARA OS ESTUDANTES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MONSENHOR LINHARES, PARTICIPANTES DA OLÍMPIADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB). A UTILIZAÇÃO DE MÚSICAS COMO DOCUMENTOS PARA A ANÁLISE DOS ESTUDANTES NAS PROVAS DA ONHB É RECORRENTE, SENDO O SEU USO PRESENTE EM DIVERSAS FASES DA OLÍMPIADA. DESSA FORMA CONSTATA-SE A MUDANÇA PROVOCADA PELA HISTÓRIA CULTURAL NO CAMPO DOS HISTORIADORES CHEGANDO ATÉ A EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO DE NOVAS FONTES NO ENSINO DE HISTÓRIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, MÚSICA, ONHB, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9724_03102019204042.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO DOS SANTOS SIQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO SIQUEIRA"
    "autor_email" => "siqueiradiego515@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETO DE PESQUISA DESSE ARTIGO CONCENTRA-SE NA UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO FONTE HISTÓRICA ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DA OFICINA MÚSICA COMO FONTE HISTÓRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA MINISTRADA PELOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ PARA OS ESTUDANTES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO MONSENHOR LINHARES, PARTICIPANTES DA OLÍMPIADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB). A UTILIZAÇÃO DE MÚSICAS COMO DOCUMENTOS PARA A ANÁLISE DOS ESTUDANTES NAS PROVAS DA ONHB É RECORRENTE, SENDO O SEU USO PRESENTE EM DIVERSAS FASES DA OLÍMPIADA. DESSA FORMA CONSTATA-SE A MUDANÇA PROVOCADA PELA HISTÓRIA CULTURAL NO CAMPO DOS HISTORIADORES CHEGANDO ATÉ A EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE PROPOSTAS DE UTILIZAÇÃO DE NOVAS FONTES NO ENSINO DE HISTÓRIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.