TRATA-SE DE UMA SÍNTESE DOS RESULTADOS DA AÇÃO DO MUNDO MODERNO NA EDUCAÇÃO, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO INDIVÍDUO E O INCENTIVO A REFLEXÃO E DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO SEM IGNORAR OS PARADIGMAS ATUAIS. POIS A PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO NÃO É UMA EDUCAÇÃO. BAUMAN E AGAMBEN QUESTIONAM ESTES EFEITOS DO MUNDO MODERNO, QUE SERÃO EXPLORADOS TRAZENDO COMO CONCLUSÃO O QUE TALVEZ MAIS SEJA NECESSÁRIO EM MEIO A TEMPESTADE DE INFORMAÇÕES QUE ESTAMOS INSERIDOS. COM O OBJETIVO DE DEMONSTRAR COMO AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS SE INTERLIGAM AO MUNDO MODERNO E SE TORNAM MEIOS PARA UMA EXPLORAÇÃO MAIS EFICIENTE DA FORÇA MOTRIZ DOS INDIVÍDUOS NOS AMBIENTES LABORAIS. O PRESENTE TRABALHO SE JUSTIFICA PELA ATUAL CONJUNTURA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUE NITIDAMENTE REQUER NOVOS QUESTIONAMENTOS E A PROPOSIÇÃO DE SOLUÇÕES. A METODOLOGIA EMPREGADA NO TRABALHO FOI DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA POR MEIO DE NORMAS E ESTUDOS CONSOLIDADOS SOBRE A PRESENTE TEMÁTICA. NESTE ENFOQUE SE PRETENDE DEMONSTRAR A NECESSIDADE DE NOVAS MUDANÇAS COM ESPAÇO PARA CRÍTICAS, REFLEXÕES, EXPOSIÇÕES DE MOTIVOS, SUGESTÕES E OUTROS MEIOS QUE LEVEM A TRANSFORMAÇÕES.