ESTE ARTIGO APRESENTA UM PROJETO DE EDUCAÇÃO QUE PENSA E PROMOVE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS PARA OS SUJEITOS DO CAMPO, PROJETO ESSE REPRESENTADO PELAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS. O PRESENTE ESTUDO NASCE A PARTIR DA ANÁLISE DOCUMENTAL E DA REVISÃO DE LITERATURA REALIZADA COMO PARTE INICIAL DE UMA PESQUISA EM UMA ESCOLA AGRÍCOLA ESPECÍFICA: A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE JABOTICABA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUIXABEIRA NO SERTÃO DA BAHIA, A FIM DE COMPREENDER COMO A FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA CONTRIBUI PARA A PERMANÊNCIA E FORTALECIMENTO DO JOVEM DO CAMPO EM SUA COMUNIDADE. AS DISCUSSÕES AQUI APRESENTADAS SE FUNDAMENTAM EM ESTUDOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE DISCUTEM A EDUCAÇÃO DO CAMPO SOBRETUDO COM AS PROPOSTAS DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS - EFAS E A PRÁTICA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, A EXEMPLO DE FREIRE (2007), ARROIO (1999), CALDART (2011), MOLINA (2006), MÉZZARÓS (2008), REIS (2004), SILVA (2010), GIMONET (1999), NASCIMENTO (2007), CAVALCANTE (1977), NOSELLA (1997), ENTRE OUTROS. A SOCIALIZAÇÃO DESSA DISCUSSÃO É UMA OPORTUNIDADE DE DAR VISIBILIDADE A MAIS UM PROJETO CONTRA HEGEMÔNICO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PROMOVIDO PELOS MOVIMENTO SOCIAIS.