O PRESENTE ARTIGO CONTEMPLA UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DOS DEZ ANOS DE IMPLANTAÇÃO E ATUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB), ENQUANTO MODELO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) ADOTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), QUE CORRESPONDE AO PERÍODO DE 2006 ATÉ 2017. PROPONDO-SE A RESGATAR EM NÚMEROS ESTA HISTÓRIA. REALIZADA ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM BASE NOS DADOS OFERECIDOS PELA PRÓPRIA UNIVERSIDADE E DEMAIS DOCUMENTOS OFICIAIS, ALÉM DE LIVROS E PERIÓDICOS DE PESQUISADORES DA ÁREA. O ARTIGO DESTACA A CRIAÇÃO DA UAB ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA FEDERAL VISANDO PRINCIPALMENTE A FORMAÇÃO DE DOCENTES, ATRAVÉS DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA EAD, SUA ADOÇÃO PELA UFAL, AS CONSEQUÊNCIAS ADVINDAS DA ADOÇÃO DESTE MODELO EDUCACIONAL E SEUS IMPACTOS PARA O ESTADO DE ALAGOAS, BEM COMO PARA A SOCIEDADE ALAGOANA COMO UM TODO.