O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO COMPREENDE ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES SOCIOEDUCATIVAS DO CENTRO DE
EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS QUE FREQUENTAM ESTE MODELO DE INSTITUIÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO DE SOBRAL, LOCALIZADO NO ESTADO CEARÁ. DIANTE DO EXPOSTO, O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO A LUZ DE ALGUNS AUTORES TAIS COMO: KUHLMANN JÚNIOR (1988); ZILMA OLIVEIRA (1996); MARIA CAMPOS, FÚLVIA ROSEMBERG E ISABEL FERREIRA (1995) ASSIM COMO DOCUMENTOS DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE SOBRAL. ESTE TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO SENDO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO, TENDO COMO PRINCIPAL FONTE DE PESQUISA ARTIGOS DE REVISTAS CIENTÍFICAS. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM QUE O COMPROMISSO DA GESTÃO MUNICIPAL E ESCOLAR DE SOBRAL, MESMO FRENTE A UMA REALIDADE MARCADA POR CONTRADIÇÕES, É CAPAZ DE PROPORCIONAR TRANSFORMAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCATIVO DAS CRIANÇAS ATENDIDAS NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. TODAVIA, PERCEBEU-SE QUE INFELIZMENTE AS CRIANÇAS DO INFANTIL AINDA NÃO ESTÃO SENDO ATENDIDAS DE FORMA CENSITÁRIA PELA REDE DE ENSINO, MAS QUE APÓS OS RESULTADOS EXITOSOS DA PROPOSTA, A INICIATIVA SÓ TENDE A SE AMPLIAR DENTRO DO SISTEMA DE ENSINO. PORTANTO, SE PODE AFIRMAR QUE A EDUCAÇÃO DE SOBRAL JÁ COMPREENDEU E BUSCA CONSOLIDAR A IMPORTÂNCIA DE SE VALORIZAR A INFÂNCIA COMO PROCESSO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, POIS É DURANTE ESTE PERÍODO QUE AS CRIANÇAS CONSTROEM SEUS VALORES, O COGNITIVO, AS RELAÇÕES SOCIAIS E AFETIVAS, DE MODO QUE QUALQUER CRIANÇA INDEPENDENTE DE SEU CONTEXTO SOCIOECONÔMICO TEM O DIREITO DE DESFRUTAR DE FORMA PLENA E INTEGRAL DO SEU DIREITO DE SER E ESTAR NO MUNDO.