AS CONTRIBUIÇÕES DA ERGONOMIA DA ATIVIDADE PARA O ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59169 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 305 "inscrito_id" => 6505 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ERGONOMIA DA ATIVIDADE PARA O ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O TRABALHO DOCENTE COMO PRÁTICA SITUADA E CONTEXTUALIZADA POSSUI NATUREZA INTERATIVA, E SEU ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA ERGONOMIA DA ATIVIDADE PERMITIRÁ COMPREENDER A ATIVIDADE DOCENTE E SUA INTERAÇÃO COM A SITUAÇÃO REAL DE TRABALHO. OBJETIVOS: ESTE ESTUDO OBJETIVOU CONHECER/ANALISAR OS ESTUDOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE, A PARTIR DA PERSPECTIVA ERGONÔMICA. METODOLOGIA: FOI UTILIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DAS BASES PERIÓDICOS DA CAPES, SCIELO E BVS, DESCRITORES “TRABALHO DOCENTE” AND ERGONOMIA E PERÍODO DE 2001 A 2018. FORAM SELECIONADAS E ANALISADAS 50 PRODUÇÕES. RESULTADOS E DISCUSSÕES: HOUVE PELO MENOS UMA PUBLICAÇÃO EM CADA ANO; A MAIOR PARTE DOS AUTORES SÃO EDUCADORES; A REGIÃO SUDESTE CONCENTRA MAIS TRABALHOS; A MAIOR FREQUÊNCIA OCORREU EM PERIÓDICOS CLASSIFICADAS NOS ESTRATOS A E B; A MAIOR PARTE DOS ESTUDOS CONTEMPLOU O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO; A METODOLOGIA QUALITATIVA SE DESTACOU. A CATEGORIA QUE CONCENTRA ARTIGOS TRATANDO DO USO DA ERGONOMIA NO ESTUDO DA RELAÇÃO SAÚDE E TRABALHO DOCENTE, SUGERINDO MAIOR INTERESSE NAS PESQUISAS DE FATORES E CONDIÇÕES QUE PODEM CONDUZIR AO ADOECIMENTO DOCENTE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE A ERGONOMIA DA ATIVIDADE APLICADA AO ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE PODE PROPORCIONAR MAIOR COMPREENSÃO DESTA ATIVIDADE DE TRABALHO A PARTIR DE SUA REALIZAÇÃO EM SITUAÇÕES REAIS, INDICANDO DE QUE FORMA A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE É REALIZADA COTIDIANAMENTE. APONTAM-SE COMO LIMITAÇÕES DO ESTUDO A ESCOLHA E A COMBINAÇÃO DE DESCRITORES E DAS BASES DE DADOS. O TRABALHO PROPICIOU O MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES SOBRE A TEMÁTICA E O ESTÍMULO PARA NOVAS PESQUISAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, ERGONOMIA DA ATIVIDADE, EDUCAÇÃO, REVISÃO SISTEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA4_ID6505_27052019151819.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIBELE LEANDRA PENNA SILVA" "autor_nome_curto" => "SIBELE" "autor_email" => "sibele.penna@ifmg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59169 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 305 "inscrito_id" => 6505 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ERGONOMIA DA ATIVIDADE PARA O ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O TRABALHO DOCENTE COMO PRÁTICA SITUADA E CONTEXTUALIZADA POSSUI NATUREZA INTERATIVA, E SEU ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA ERGONOMIA DA ATIVIDADE PERMITIRÁ COMPREENDER A ATIVIDADE DOCENTE E SUA INTERAÇÃO COM A SITUAÇÃO REAL DE TRABALHO. OBJETIVOS: ESTE ESTUDO OBJETIVOU CONHECER/ANALISAR OS ESTUDOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE, A PARTIR DA PERSPECTIVA ERGONÔMICA. METODOLOGIA: FOI UTILIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DAS BASES PERIÓDICOS DA CAPES, SCIELO E BVS, DESCRITORES “TRABALHO DOCENTE” AND ERGONOMIA E PERÍODO DE 2001 A 2018. FORAM SELECIONADAS E ANALISADAS 50 PRODUÇÕES. RESULTADOS E DISCUSSÕES: HOUVE PELO MENOS UMA PUBLICAÇÃO EM CADA ANO; A MAIOR PARTE DOS AUTORES SÃO EDUCADORES; A REGIÃO SUDESTE CONCENTRA MAIS TRABALHOS; A MAIOR FREQUÊNCIA OCORREU EM PERIÓDICOS CLASSIFICADAS NOS ESTRATOS A E B; A MAIOR PARTE DOS ESTUDOS CONTEMPLOU O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO; A METODOLOGIA QUALITATIVA SE DESTACOU. A CATEGORIA QUE CONCENTRA ARTIGOS TRATANDO DO USO DA ERGONOMIA NO ESTUDO DA RELAÇÃO SAÚDE E TRABALHO DOCENTE, SUGERINDO MAIOR INTERESSE NAS PESQUISAS DE FATORES E CONDIÇÕES QUE PODEM CONDUZIR AO ADOECIMENTO DOCENTE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE A ERGONOMIA DA ATIVIDADE APLICADA AO ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE PODE PROPORCIONAR MAIOR COMPREENSÃO DESTA ATIVIDADE DE TRABALHO A PARTIR DE SUA REALIZAÇÃO EM SITUAÇÕES REAIS, INDICANDO DE QUE FORMA A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE É REALIZADA COTIDIANAMENTE. APONTAM-SE COMO LIMITAÇÕES DO ESTUDO A ESCOLHA E A COMBINAÇÃO DE DESCRITORES E DAS BASES DE DADOS. O TRABALHO PROPICIOU O MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES SOBRE A TEMÁTICA E O ESTÍMULO PARA NOVAS PESQUISAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, ERGONOMIA DA ATIVIDADE, EDUCAÇÃO, REVISÃO SISTEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA4_ID6505_27052019151819.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIBELE LEANDRA PENNA SILVA" "autor_nome_curto" => "SIBELE" "autor_email" => "sibele.penna@ifmg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }