INTRODUÇÃO: O TRABALHO DOCENTE COMO PRÁTICA SITUADA E CONTEXTUALIZADA POSSUI NATUREZA INTERATIVA, E SEU ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA ERGONOMIA DA ATIVIDADE PERMITIRÁ COMPREENDER A ATIVIDADE DOCENTE E SUA INTERAÇÃO COM A SITUAÇÃO REAL DE TRABALHO. OBJETIVOS: ESTE ESTUDO OBJETIVOU CONHECER/ANALISAR OS ESTUDOS SOBRE O TRABALHO DOCENTE, A PARTIR DA PERSPECTIVA ERGONÔMICA. METODOLOGIA: FOI UTILIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DAS BASES PERIÓDICOS DA CAPES, SCIELO E BVS, DESCRITORES “TRABALHO DOCENTE” AND ERGONOMIA E PERÍODO DE 2001 A 2018. FORAM SELECIONADAS E ANALISADAS 50 PRODUÇÕES. RESULTADOS E DISCUSSÕES: HOUVE PELO MENOS UMA PUBLICAÇÃO EM CADA ANO; A MAIOR PARTE DOS AUTORES SÃO EDUCADORES; A REGIÃO SUDESTE CONCENTRA MAIS TRABALHOS; A MAIOR FREQUÊNCIA OCORREU EM PERIÓDICOS CLASSIFICADAS NOS ESTRATOS A E B; A MAIOR PARTE DOS ESTUDOS CONTEMPLOU O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO; A METODOLOGIA QUALITATIVA SE DESTACOU. A CATEGORIA QUE CONCENTRA ARTIGOS TRATANDO DO USO DA ERGONOMIA NO ESTUDO DA RELAÇÃO SAÚDE E TRABALHO DOCENTE, SUGERINDO MAIOR INTERESSE NAS PESQUISAS DE FATORES E CONDIÇÕES QUE PODEM CONDUZIR AO ADOECIMENTO DOCENTE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONCLUI-SE QUE A ERGONOMIA DA ATIVIDADE APLICADA AO ESTUDO DO TRABALHO DOCENTE PODE PROPORCIONAR MAIOR COMPREENSÃO DESTA ATIVIDADE DE TRABALHO A PARTIR DE SUA REALIZAÇÃO EM SITUAÇÕES REAIS, INDICANDO DE QUE FORMA A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE É REALIZADA COTIDIANAMENTE. APONTAM-SE COMO LIMITAÇÕES DO ESTUDO A ESCOLHA E A COMBINAÇÃO DE DESCRITORES E DAS BASES DE DADOS. O TRABALHO PROPICIOU O MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES SOBRE A TEMÁTICA E O ESTÍMULO PARA NOVAS PESQUISAS.