ESTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR COMO OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ/RN SE APROPRIAM DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E, ENQUANTO TÉCNICA METODOLÓGICA UTILIZADA PARA COLETA DOS DADOS UTILIZOU-SE A ESTRATÉGIA DE ENTREVISTA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS, OS QUAIS FORAM ENTREGUES AOS ALUNOS DO 5º ANO, EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO MUNICIPAL DA REGIÃO NORTE DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. ADOTOU-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO, AUTORES QUE PESQUISAM E DEBATEM SOBRE A APROPRIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO, BEM COMO AQUELES QUE DISCUTEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DE LIVRO DIDÁTICO TRABALHADO EM SALA DE AULA. NOS RESULTADOS PERCEBEMOS QUE A CONCEPÇÃO DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO É UMA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA ENTRE OS ALUNOS E O LIVRO DIDÁTICO. AS ANÁLISES DAS INFORMAÇÕES COLHIDAS POR MEIO DOS QUESTIONÁRIOS MOSTRAM QUE, PARA A MAIORIA DOS ALUNOS, ALÉM DE UTILIZAREM O LIVRO DE HISTÓRIA COMO ALGO QUE POSSA ATENDER AOS REQUISITOS BÁSICOS DAS DISCIPLINAS, OU SEJA, AS ATIVIDADES, PROVAS, TRABALHOS, O LIVRO SERVE TAMBÉM COMO UM RECURSO “LEGAL”, “INTERESSANTE” E QUE AJUDA A ENTENDER COISAS QUE NÃO CONHECEM, PRINCIPALMENTE RELACIONADAS AO PASSADO DA HUMANIDADE